Traduzir

Rádio Graciosa


03 janeiro 2017

Junta de Santa Cruz pretende construir monumento de homenagem aos baleeiros

A Junta de Freguesia de Santa Cruz da Graciosa pretende “fazer uma justa homenagem e reconhecimento a todos”, que de forma direita ou indirecta contribuíram para a importante actividade económica da ilha Graciosa que foi a baleação.
Na sua página de facebook, a autarquia santacruzense esclareceu ainda que apesar de ser a junta a ter a iniciativa, tem como “objectivo abranger todos, ”independentemente de serem ou não da freguesia".
O esclarecimento surgiu depois do assunto ter sido discutido na reunião camarária da passada Quinta-feira, em que o representante da Junta no encontro, Alexandre Ávila, perguntou se o município estaria disponível para colaborar na iniciativa.
Conceição Cordeiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, perguntou onde será erguido o monumento, tendo sido informada de que o local não está ainda decidido, mas que em principio será na Barra.
Avelar Santos, presidente da Câmara Municipal disse que o Município estará disponível para comparticipar, tendo em conta a importância da atividade para a ilha, após análise do projeto.
Os vereadores alertaram que “o monumento deveria ser dedicado a todos os baleeiros da ilha e não apenas aos de Santa Cruz como é intenção da Junta de Freguesia."


Twitter Facebook Favorites More