Traduzir

Rádio Graciosa


10 dezembro 2016

Resumo Semanal de 5 a 9 de Dezembro de 2016

Chegada das Low Cost à Terceira “concretiza compromisso assumido”

O Vice-Presidente do Governo dos Açores afirmou que o início da operação aérea de baixo custo para a Terceira representa o “cumprimento de um compromisso” assumido a 30 de abril deste ano pelos governos dos Açores e da República.
Recorde-se que a chegada das low-cost à Terceira era também muito aguardada pelos empresários e entidades públicas da Graciosa, pois vê-se assim uma oportunidade para a Graciosa desenvolver o seu turismo, beneficiando do fluxo de turistas que vai chegar à nossa ilha vizinha.





Santa Cruz da Graciosa enfeitada para o Natal

A iluminação foi executada a 100% por trabalhadores do município.
Recorde-se que antes a autarquia contratava uma empresa para proceder a estes trabalhos, o que saia muito mais caro, estando nos últimos dois anos o município a investir neste tipo de material, de forma a enfeitar o centro histórico por altura das festas concelhias e também pelo Natal.
Este ano os trabalhos resultaram num efeito de grande beleza, que em conjunto com a animação que vai haver aos domingos e feriados, torna Santa Cruz mais atrativa.





Duas toneladas de goraz redistribuídas na Graciosa

O despacho nº2753/2016, publicado ontem em Jornal Oficial, altera a repartição da quota do goraz.
A pedido da Associação de Pescadores Graciosenses, foi alterarada a repartição da quota remanescente, atribuída à ilha para o ano de 2016, no montante de 2.091kg, pelas 37 embarcações graciosenses, eliminando a atribuição de quotas por embarcação, até ao final do ano de 2016.
No despacho é referido que “foi ouvida a associação representativa do setor, da ilha Graciosa, bem como a Federação das Pescas dos Açores”.
O despacho foi assinado a 30 de Novembro pelo Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Gui Menezes e entrouSegunda-feira em vigor.





Luís Vieira recebeu medalha de excelência no EuroSkills 2016

O jovem, natural da Freguesia de Guadalupe, que frequenta a Escola de Novas Tecnologias dos Açores, fói um dos 22 jovens que representaram Portugal neste concurso europeu, que se realizou na Suécia, de 1 a 3 de Dezembro próximo.
Os resultados do Euroskills 2016 já são conhecidos e Portugal alcançou duas medalhas de prata, uma medalha de bronze, 5 medalhas de excelência.
Foi no último dia de competição, que os açorianos Luís Vieira e Pedro Carreira prestaram a prova de Gestão de Redes Informáticas, tendo conseguido uma medalha de excelência.
O jovem graciosense consegue assim uma boa prestação, depois conseguido medalha de ouro em Gestão de Redes Informáticas, no 42.º Concurso Nacional das Profissões.






Presidente da Câmara apela ao espírito de solidariedade na sua mensagem de Natal

Na sua mensagem habitual desta quadra que se atravessa, Avelar Santos recorda que “esta é uma altura, em que para além dos festejos, deve igualmente proporcionar-se momentos de reflexão e partilha, um momento para avaliar o ano que passou e planear o ano que está para vir.”
Avelar Santos alerta ainda que “a sociedade em que hoje vivemos precisa de um espírito renovado de solidariedade, em que através de atos simples podemos melhorar a vida do próximo, da nossa freguesia, da nossa vila e da nossa Ilha. Ao entrar no espírito de solidariedade, estaremos a contribuir para uma sociedade melhor e mais justa.”
A terminar a sua mensagem à população, o autarca deixa “uma mensagem de esperança e confiança para o ano de 2017, com a certeza de que a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa continuará a desenvolver a sua atividade em prol de um conselho mais próspero, mais solidário e com mais qualidade de vida





Sport Club Marítimo participa no Campeonato Nacional de Xadrez da 3ª Divisão

Pela primeira vez uma equipa da ilha Graciosa disputa um campeonato nacional desta modalidade. O encontro da primeira jornada que foi antecipado, será disputado na ilha de São Miguel.





Aprovado orçamento e plano da autarquia para 2017

O orçamento do Município para 2017 importa tanto na receita, como na despesa, um total de 5.581.410,00 euros, sendo a receita corrente de 3.645.304,00 euros, a despesa corrente de 3.130.588,00 euros, a receita de capital de 1.936.106,00 euros e despesa de capital de 2.450.822,00 euros.
O documento foi aprovado por maioria, com 12 votos a favor do PS e 6 votos contra do PSD.
O Grupo Municipal do PSD decidiu votar contra Plano e Orçamento da Câmara Municipal para o ano de 2017, porque sendo “o último documento de gestão que esta Câmara Municipal submete à Assembleia Municipal e que consagra as opções do executivo do PS Graciosa”, o PSD lamenta que “não se tenham concretizado nenhuma das promessas socialistas que foram sendo anunciadas como prioridades para a nossa ilha”.
O Grupo Municipal do PS aprovou o documento por entender que “as orientações previstas neste documento estruturante vão ao encontro das principais necessidades do Concelho” e que “a transição de obras importantes - cuja aprovação ao quadro comunitário 2014-2020 tem sido protelada sucessivamente - nomeadamente a remodelação da rede de águas, com 1 milhão de euros e o parque empresarial com 1,1 milhões de euros, estão plasmadas neste documento, prevendo-se a sua execução para breve.”





Mau tempo não provocou ocorrências graves na Graciosa

O mau tempo que se fez sentir na noite de Quarta-feira e madrugada de Quinta-feira, não provocou ocorrências graves na Graciosa.
Avelar Santos, Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, referiu que não houve nenhuma ocorrência de registo pela Proteção Civil, tendo havido apenas algumas telhas caídas e mexidas e também queda de alguns ramos de árvores.




Twitter Facebook Favorites More