Traduzir

Rádio Graciosa


28 dezembro 2016

Resumo do 2º trimestre de 2016

A Rádio Graciosa apresenta nos últimos dias de 2016, um resumo daquilo que foram as noticias que mais se destacaram ao longo do ano.
Hoje apresentamos um resumo do segundo trimestre do ano.

Em Abril, a Graciosa continuava a liderar lista da Sociedade Ponto Verde, Carlos Corte Real sagrou-se Campeão Regional de Xadrez, a Freguesia da São Mateus assinalou 470 anos de elevação a vila e a Banda Lira Açoriana realizou estágio na Graciosa.
Foi ainda em Abril que a obra de intervenção da zona costeira da Barra foi adjudicada à Tecnovia, a Unidade de Cuidados Continuados da Graciosa entrou em funcionamento e o Museu da Graciosa passava a ter um novo horário.
O peixe e Queijadas da Graciosa estiveram em destaque em eventos gastronómicos no continente, iniciou-se um curso de técnicas de bordado de 18 de Abril, na mesma semana que Câmara Municipal e as Eco Escolas participaram na Rota dos 20.
O grupo de trabalho de "acompanhamento do fim do regime de quotas leiteiras nos Açores" concluiu ronda pelas ilhas na Graciosa e a Câmara de Comércio e Indústria dos Açores alertou para a situação do turismo na ilha.
A Junta de Freguesia de Santa Cruz iniciou as obras no Barro Vermelho e a Farmácia Graciosa foi inaugurada a 25 de Abril.
O Primeiro-Ministro de Portugal visitou a Graciosa, nos dias 29 e 30 de Abril, o Carapacho voltou a ser alvo de assaltos e em reunião da Assembleia Municipal foram aprovadas as contas de 2015 da autarquia, com votos contra da oposição.
Ainda no final de Abril, a Escola Secundária ficou no 3º lugar dos JDE do 2º ciclo, a Grater recebeu 8 candidaturas graciosenses ao novo Quadro Comunitário de Apoio e a lista de espera era de quase dois meses para análises clínicas.

Nos primeiros dias de Maio, era noticia que Primeiro-ministro viu na Graciosa exemplos do que poderá tornar os Açores numa plataforma científica e que o Centro de Saúde teria mais um médico a partir dquele mês.
O  PSD Graciosa alertou para “estado de destruição” das Termas do Carapacho, foi confirmada a atribuição de Bandeira Azul no Barro Vermelho e a Unidade de Saúde organizou concurso no âmbito do Dia Mundial Sem Tabaco.
O Posto farmacêutico da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo encerrou a venda de medicamentos por receita médica  e o provedor da instituição anunciou em entrevista à Rádio Graciosa que passaria a Parafarmácia.
Manuel Barcelos Silveira Bettencourt foi condecorado a título póstumo, nas celebrações do Dia dos Açores, que decorreram já no próximo dia 16 de Maio, em Vila Franca do Campo e conhecia-se que o Plano de Ação para a Regeneração Urbana prevê investimento de mais de 5 milhões de euros na zona classificada.
Ainda em Maio o executivo camarário demonstrou novamente preocupação sobre situação das Termas, na mesma semana que a Câmara Municipal abriu concurso para 7 nadadores salvadores e a Graciosa foi promovida na exposição fotográfica Crónicas da Atlântida.
Uma equipa da SPEA esteve na Graciosa a estudar o painho-de-monteiro,  foi adjudicada obra de consolidação do Porto de Santa Cruz da Graciosa e na Gala do Desporto Açoriano foram homenageados Jorge Cunha e José Ávila, na Categoria Personalidades e Mainara Rodrigues, na categoria Resultados e Classificações Nacionais do Desporto Escolar.

Junho começou com o lançamento da primeira pedra da obra de requalificação do Serviço de Apoio ao Domicílio da Santa Casa de Santa Cruz e com a Câmara Municipal a preparar primeiro orçamento participativo.
Foi no sexto mês do ano 2016 que foi determinada a “cassação do alvará” da Farmácia Santos Costa e abertura de novo concurso, na mesma semana que as I Jornadas de Dermatologia das Unidades de Saúde Insulares decorreram na Graciosa.
O Conselho Ilha Graciosa elegeu desertificação, escassez de água, transportes e saúde como principais problemas da ilha a debater com o governo, a GNR apreendeu material contrafeito em estabelecimentos comerciais graciosenses e os Campeões de futebol infantil e juvenil receberam as faixas numa cerimónia nos Paços de Concelho.
Foi ainda em Junho que a lancha baleeira Estefânia Correia começou a ser recuperada e iniciou-se a Instalação do novo Parque Eólico da Graciosa a 18 de Junho.
Na resposta a um requerimento dos deputados do PSD sabia-se que as Termas só funcionarão em pleno “no quarto trimestre do corrente ano” e a autarquia manifestava que não conseguirá resolver sozinha o problema da água.
O Quiosque Pop Craft da Graciosa foi inaugurado, tal como a nova Bomba da Galp situada nas Covas.
O Governo realizou visita estatutária à Graciosa a 20 e 21 de Junho e dos temas bordados destacou-se que Vasco Cordeiro garante que Graciosa não está a receber menos neste QCA, o programa “MyClinicData”, que disponibiliza análises ao utente e em qualquer hospital, foi estreado na Graciosa e no final do encontro com Governo, Conselho de Ilha saia insatisfeito com resposta do governo na área dos transportes. Ainda durante a visita estatutária, o governo inaugurou a Grande Rota da Graciosa, a primeira rota familiar dos Açores, Vasco Cordeiro reuniu com pescadores graciosenses e anunciou abertura de concurso público para avião cargueiro, na mesma semana em que abriu concurso para obra de reparação da Muralha da Praia e na Freguesia de Guadalupe foi inaugurada a nova Loja Riac.
Em Junho era decretado que Baixa do Ferreiro, Ilhéus da Praia e de Baixo estavam interditos à pesca e Pedro Araújo sagrou-se Bicampeão Regional de Santo Huberto.
A Assembleia Municipal aprovou um voto de protesto por Graciosa continuar de fora da rota dos barcos do Grupo Central e Patrícia Picanço foi eleita diretora da Academia Musical.

Twitter Facebook Favorites More