Traduzir

Rádio Graciosa


27 dezembro 2016

Resumo do 1º trimestre de 2016

A Rádio Graciosa apresenta nos últimos dias de 2016, um resumo daquilo que foram as noticias que mais se destacaram ao longo do ano.

Janeiro de 2016 começou com a notícia de que a produção de leite aumentou em 2015 na Graciosa e José Bettencourt reeleito presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Graciosa.
Em reunião camarária, a autarquia concedeu apoios à natalidade, aprovou nova tabela de taxas municipais e os vereadores do PSD votaram contra transferência de verbas para a PRODIB.
Em Janeiro de 2016, os primeiros grupos de participantes no programa “Meus Açores Meus Amores” chegaram à Graciosa e o Centro de Visitação da Furna do Enxofre apresentava um balanço de mais de 5.500 visitantes em 2015.
O Carnaval 2016 arrancou com os primeiros bailes em Janeiro, no mesmo mês que a graciosa recebeu o “EDP Mar Sem Fim”, as Termas do Carapacho foram assaltadas e ficou concluído processo de selagem das lixeiras da Graciosa. Foi ainda em Janeiro que a Associação de Pescadores lançou alerta sobre situação difícil na pesca e o Furacão Alex deixou apenas paredes caídas na Graciosa.
Na política, Avelar Santos foi reeleito secretário coordenador do PS Graciosa.

O mês de Fevereiro iniciou com, discussão em reunião de câmara, que o Posto de abastecimento de combustíveis do centro da vila deveria estar encerrado à 6 meses e o Governo dizia estar do lado dos pescadores graciosenses.
Escolas da Graciosa trouxeram “Mundo de Fantasia” a Santa Cruz, no habitual desfile de Carnaval e no Desfile de Carnaval do Domingo Gordo, desfilaram 568 figurantes.
Peixaria do Mercado Municipal reabriu, numa iniciativa da Associação de Pescadores e os deputados do PSD, eleitos pela Graciosa, questionaram o Governo sobre as ligações aéreas para a ilha Graciosa, no verão IATA 2016, na mesma semana que abriu concurso internacional para construção do Matadouro da Graciosa.
Assembleia Municipal aprovou 1ª revisão orçamental de 2016 e a Junta de Santa Cruz deu a conhecer estudo prévio de requalificação do Barro Vermelho.
A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima esteve na Graciosa de 18 a 21 de Fevereiro.
Foi ainda em Fevereiro que a Junta de Guadalupe construiu mini parque infantil, a Escola Secundária participou no Parlamento Jovem, Avelar Santos assumia “deficiente fiscalização” na obra da nova bomba de combustíveis e a Empresa Vila Jardim alarga a sua área de intervenção a São Jorge.

O mês de Março abriu com a notícia que a GNR apreendeu 13 quilos de lapas na Graciosa, Carlos Picanço eleito o novo presidente da Associação Equestre Graciosense e Avelar Santos representou a Graciosa na BTL 2016.
A Câmara Municipal pediu 600 mil euros de empréstimo à banca, o cinema voltou ao Centro Cultural da Ilha Graciosa e um Curso de Trabalhos em Escama foi um sucesso na Associação de Pescadores.
Ainda em Março, o Setor leiteiro na Graciosa passava por grandes dificuldades, Gaspar Cordeiro foi homenageado nos Estados Unidos, conhecia-se que a Tecnovia vai executar obra da rede de águas Grotas II e o PS realizou a primeira Sessão de Esclarecimento sobre a Reforma da Autonomia na Graciosa.
O Cartaz do Festival Ilha Branca 2016 foi conhecido, Bombeiros celebraram 35 anos de atividade, e Sofia Ribeiro veio à Graciosa ouvir pescadores e agricultores.
A terminar o primeiro trimestre de 2016, a Câmara de Comércio deu a conhecer “falta de condições estruturais” no Centro de Saúde da Graciosa.





Twitter Facebook Favorites More