Traduzir

Rádio Graciosa


14 dezembro 2016

Grupo Parlamentar do PS chama sociedade a debater e combater a abstenção eleitoral nos Açores

O tema da "abstenção eleitoral" esteve em destaque no Debate Público promovido no âmbito das Jornadas Parlamentares, as primeiras da atual legislatura, que o PS promoveu na Graciosa.


"A abstenção tornou-se uma prioridade da ação política do partido socialista nomeadamente desde as últimas eleições", reafirmou André Bradford, líder do Grupo Parlamentar do Partido Socialista.
Recordando que nas últimas eleições realizadas nos Açores a abstenção registou a taxa mais elevada, 59,2%, André Bradford fez notar que "esta é uma tendência que se vem acentuando na Região, também no país e um pouco por toda a Europa". O fenómeno exige "uma reflexão profunda e participada" e não deve ser usado "como arma de arremesso político" já que, no caso dos Açores, "o problema é não só político mas também técnico".
O caso concreto da Graciosa serviu de exemplo para a necessidade de se analisar o problema dessa perspetiva técnica, já que é uma das ilhas em que "há nos cadernos mais eleitores do que população e, portanto, é nítido que há aqui um problema".
André Bradford, alertou para o perigo que a abstenção pode representar para a autonomia e para a legitimidade democrática e exorta a sociedade civil a envolver-se já que este "é um problema de todos".
Nesta nova abordagem, o Grupo Parlamentar vai abrir a reflexão à sociedade civil com o objectivo de "aproximar as pessoas da vivência do partido" e simultaneamente ter "uma noção mais concreta dos anseios e das preocupações das pessoas, da forma como refletem sobre as matérias mais relevantes".


O Multiusos Municipal de Santa Cruz da Graciosa encheu para o debate, que teve como orador José Manuel Mesquita, membro da Comissão Nacional de Eleições e Vice-presidente do Conselho Superior da Ordem dos Advogados.
O orador explicou-nos que o problema da abstenção deve ser analisado em 3 vertentes, sendo uma delas a técnica, a abstenção individual e de grupo e ainda a responsabilidade.
O membro da Comissão Nacional de Eleições reconheceu que é necessário muita pedagogia nesta matéria, pelo que a realização deste tipo de eventos é fundamental.





Twitter Facebook Favorites More