Traduzir

Rádio Graciosa


25 novembro 2016

Resumo semanal de 21 a 25 de Novembro de 2016


PSP da Graciosa deteve homem por tráfico de droga

A PSP de Santa Cruz da Graciosa, procedeu Quinta-feira, dia 17 de Novembro, à detenção de um homem por tráfico de droga.
Segundo nota do Comando Regional, "foi detido por tráfico de estupefacientes, um indivíduo do sexo masculino, de 21 anos de idade, tendo sido apreendidas 120 doses de heroína."





Transportes são “fundamentais para promover o desenvolvimento harmonioso e reforçar a coesão económica e social dos Açores.”

A primeira intervenção do deputado José Ávila, nesta legislatura que se iniciou, foi sobre os transportes que entende serem “fundamentais para promover o desenvolvimento harmonioso e reforçar a coesão económica e social dos Açores.”
Assim, referiu o deputado graciosense, “apesar do muito que foi feito nesta área, é imperioso continuar a trabalhar para que este serviço, nas suas diversas vertentes, seja mais eficiente e mais eficaz para bem das populações que servimos”, pois “a descontinuidade territorial e a considerável distância dos dois continentes confinantes, fazem a Região ser totalmente dependente dos transportes aéreos e marítimos.”





Deputado José Àvila questiona governo sobre pescas

Na Assembleia Legislativa Regional dos Açores, onde decorreu o debate sobre o programa do XII Governo dos Açores, o deputado José Àvila, do PS, falou sobre as pescas, em particular a pesca do goraz.
Na sua intervenção, o deputado gracisoense referiu que "o sector das pescas é importante para economia dos Açores" e "dentro deste sector a pesca do Goraz é uma das mais relevantes para o rendimento dos pescadores."
Em 2015, mais de 8,6% das capturas nos Açores era desta espécie, enquanto em termos de rendimento o Goraz representava quase 23% do valor das capturas em primeira venda, sendo que "em algumas comunidades piscatórias este tipo de pesca ainda assume uma importância maior, com reflexos muito importantes na viabilidade de muitos armadores e, consequentemente, na subsistência de muitos pescadores e suas famílias".
O deputado socialista referiu-se concretamente em relação à Graciosa, ilha em que 2015, "82,3% do valor das capturas em lota provinha do Goraz".






Jovem graciosense representa Portugal no EuroSkills 2016

Luis Vieira vai participar no Euroskills, Campeonato Europeu das Profissões, que vai decorrer em Gothenburg.
O jovem, natural da Freguesia de Guadalupe, que frequenta a Escola de Novas Tecnologias dos Açores, é um dos 22 jovens que representam Portugal neste concurso europeu, que se realiza na Suécia, de 1 a 3 de Dezembro próximo.
Os campeões nacionais já se preparam para esta prova, em Mafra.
O jovem graciosense, que vai competir na categoria de gestão de redes, assegurou a integração na comitiva portuguesa, ao vencer medalha de ouro em Gestão de Redes Informáticas, no 42.º Concurso Nacional das Profissões.





Santa Casa de Santa Cruz realiza obras no Lar de Idosos em 2017

O Lar de Santo Cristo, da Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz da Graciosa vai ser alvo de obras de recuperação em 2017.
A provedora Adelaide Teles, disse recentemente numa entrevista na Rádio Graciosa, que os projetos a desenvolver passam por melhorar e alargar o serviço domiciliário, mas também por obras de beneficiação no lar, nomeadamente ampliação do refeitório, ao nível dos sanitários, substituição do piso e cobertura do pátio interior.
O objetivo é dar melhores condições aos utentes do lar e também a quem lá trabalha.






Semana dos Resíduos decorreu com vários eventos

Na Graciosa, depois de uma acção de limpeza da orla costeira, que decorreu na Segunda-feira, a Biblioteca Municipal acolheu uma peça de teatro, em que as personagens foram Resíduos e Ecopontos. Durante a semana decorrem ações de sensibilização junto das empresas graciosenses, com visita às empresas que fazem descargas, no Centro de Processamento de Resíduos e aos funcionários delas explicar os diferentes tipos de embalagens que existem, que códigos usar nas guias de transporte para correctamente identifica-los, como separá-los e acondicioná-los.
Direcionado ao publico escolar, da Escola Secundária de Santa Cruz da Graciosa, recebeu a iniciativa  “Dar nova “vida” ao plástico – uma opção inteligente!”, em que os alunos irão recolheram embalagens de plástico, que transformarem em vasos, nos quais serão colocadas plantas endémicas dos Açores, devidamente identificadas.
Para o público em geral, a Biblioteca Municipal vai acolhe o evento “reciclar o Natal”, que consiste na reutilização de cápsulas de café para fazer árvores de natal e na reutilização dos copos brancos do café ou de beber sumos para fazer bonecos de neve, para enfeitar as casas no natal.





Lavoura produziu menos leite em Setembro

A lavoura graciosense produziu em Setembro menos 67 mil litros de leite, em comparação com Setembro de 2015.
Os dados do Serviço Regional de Estatística indicam que de Janeiro a Setembro, foram entregues em fábrica na Graciosa 6 milhões e 210 mil litros de leite, uma redução de cerca de 5 mil litros de leite, em comparação com os 6 milhões e 215 mil litros de leite produzido no mesmo período de 2015.





Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses revela equilíbrio financeiro do Município

O documento revela que, relativamente à Região Autónoma dos Açores, dos municípios com maior índice com independência financeira em 2015, Santa Cruz da Graciosa ocupava a 10ª posição, com 23,2%, quando em 2014 tinha sido 18,1% e em 2013 uma taxa de 18,3%.
Os dados indicam ainda que relativamente ao grau de execução da receita cobrada em 2015, Santa Cruz da Graciosa está no 12º lugar, com 90,4% e no 5º lugar no que diz respeito ao volume de receita cobrada, no valor total de 3 milhões 868 mil euros, com um peso de 15,3%, em relação à receita total cobrada.
Ainda analisando os dados verifica-se que, em 2015, a receita do IMI foi de 402 mil 611 euros, um aumento de 9,2% em relação ao ano anterior e que corresponde a 10,4% da receita total de 2015.
O IMT, ou seja o imposto municipal incidente sobre as transmissões onerosas de bens imóveis, rendeu ao município em 2015, 42 mil 398 euros, aumentando 18,8% em relação ao ano anterior.
Santa Cruz da Graciosa foi nesse ano o 16º município açoriano, com menor despesa assumida, no valor de 4 milhões 45 mil euros, dos quais 28% foram de despesa com pessoal.






Prosseguem estudos sobre o impacto da DHV nas populações de coelho-bravo

O aumento da abundância de coelho-bravo verificado na ilha de São Miguel, constatado a partir do resultado dos censos realizados pelos Serviços Florestais para esta espécie, e a não deteção de sinais aparentes da ocorrência de surtos da DHV, determinam a reavaliação do calendário venatório para a época de 2016/2017, no sentido de aumentar a pressão cinegética sobre esta espécie, em prol do reequilíbrio dos seus níveis de abundância.
À semelhança das ações realizadas em novembro de 2015, elementos da equipa do CIBIO-UP e dos Serviços Florestais locais estarão nas ilhas Graciosa, Terceira e S. Miguel para proceder à recolha das amostras, apelando-se aos caçadores para que, em cada ilha e nos dias determinados, colaborem através da sua inscrição e cedência de material biológico dos coelhos abatidos.





Pólo Local assinalou Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

A 25 de Novembro, celebra-se o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.
A data foi assinalada na Graciosa, através de iniciativas do Pólo Local de Combate à Violência Doméstica, tais como a colocação de uma faixa na Biblioteca Municipal, distribuição de materiais de sensibilização pelos cafés e restaurantes da ilha e ainda a exibição dos spots da Campanha Laço Branco e Homens Contra a Violência Domestica, antes da sessão de cinema no Centro Cultural.



Twitter Facebook Favorites More