Traduzir

Rádio Graciosa


29 julho 2016

Resumo semanal de 25 a 29 de Julho de 2016

Cláudio Bettencourt venceu o VIII Rali Ilha Graciosa

Cláudio Bettencourt, acompanhado de Ricardo Areia, manteve-se sempre na frente, desde a super especial em Santa Cruz da Graciosa, não dando hipótese aos outros concorrentes.
No segundo lugar do pódio ficou Pedro Lança, a 1:30,5 do vencedor e no terceiro lugar, José Paula a 02,4 do segundo classificado.
Assistiu-se uma grande luta pelos lugares do pódio entre José Paula, Pedro Lança e Tiago Valadão.
Quanto às equipas graciosenses, a segunda melhor equipa foi Cesar Bettencourt/Fernando Cunha no 14º lugar, seguindo-se Avelino Coutinho/Marco Silva, no 15º lugar e Laudalino Furtado/Pedro Coelho na 17ª posição da geral.
De referir ainda a desistência, por avaria mecânica, de Dércio Bettencourt/Pedro Cabeceiras quando estavam a melhorar de prova em prova especial com o 13º lugar da geral e ainda Paul Barbosa/Bruno Silva que desistiram na 3 PE.
Nas primeiras declarações à Rádio Graciosa, logo que terminou a prova, Cláudio Bettencourt estava satisfeito pela forma como decorreu o rali, em que conseguiu mais um título.
Manuel Avelar Santos, presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, estava satisfeito pelo “fim-de-semana em cheio” para a economia da ilha Graciosa.
A organização está já a pensar que em 2017 é possível fazer mais no Rali da Graciosa, pois está a ser demonstrado que o nosso rali já bate muitos outros, que fazem parte do Campeonato Regional.





Associação de Pescadores Graciosenses participou em concurso de caldo de peixe

A Associação de Pescadores Graciosenses participou no fim-de-semana no festival do caldo de peixe, em Rabo de Peixe, com o já reconhecido molho à pescador da ilha Graciosa.
A associação graciosenses participou a convite da Associação de Pescadores de Rabo de Peixe, neste evento a que se deslocaram milhares de pessoas.
A prova dos vários caldos de peixe é um dos pontos altos deste evento, para além da música.





Bruno Silveira é segundo da lista do PSD pela Graciosa

A Comissão Política Regional aprovou as nove listas de ilha e a do círculo de compensação com apenas um voto contra em duas delas, finalizando o processo de definição das candidaturas do PSD/Açores às próximas eleições legislativas regionais de 16 de outubro.
A lista pelo círculo eleitoral da Graciosa é liderada por João Costa, em segundo lugar Bruno Silveira e em terceiro Maria Livramento Silva.
O PSD/Açores é assim o primeiro partido a concluir a aprovação das listas de candidatos às próximas eleições.
As listas de candidatos a deputados agora aprovadas constituem o culminar do processo de renovação e abertura à sociedade açoriana que tem caracterizado o PSD/Açores sob a liderança do seu Presidente, Duarte Freitas.






Graciosense Fernando Mesquita reconduzido no cargo de Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Ponta Delgada

O Presidente do Governo dos Açores vai propor à Assembleia Legislativa a recondução do economista Fernando Mesquita no cargo de Presidente do Conselho de Administração do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, E.P.E.
De acordo com o Estatuto do Gestor Público, esta nomeação ficará dependente de confirmação pelo Governo dos Açores nomeado após as eleições e 16 de Outubro.
Licenciado em Economia pela Universidade Nova de Lisboa, Fernando Miguel Pacheco de Melo Mesquita Gabriel é, desde julho de 2013, Presidente do Conselho de Administração do Hospital do Divino Espírito Santo.






Programa das Festas de Santo Cristo 2016 já foi lançado

As festas contemplam eventos de tradição, religião, música, tauromaquia e desporto, durante a semana do ano em que mais gente está na Graciosa.
Na área religiosa, destaca-se a procissão da tarde de Domingo, com a imagem secular do Senhor Santo Cristo dos Milagres a percorrer as principais ruas da vila, sendo o maior evento religioso que decorre anualmente na ilha.
Na música, o Festival Ilha Branca traz à Graciosa nomes já conhecidos do panorama nacional, como João Pedro Pais e Quinta do Bill, sem esquecer a presença açoriana da Banda 8 e os djs. No palco da Praça Fontes Pereira de Melo passarão as filarmónicas da ilha, sendo este ano a banda convidada a Filarmónica Lira do Espírito Santo da Maia. Também alguns conjuntos da ilha vão atuar nos 6 dias de festa, bem como os grupos de folclore.
Na área da tauromaquia, destaca-se a feira taurina com duas corridas, no Sábado e Segunda-feira, este ano com a cavaleira Ana Batista como cabeça de cartaz, e como convidados, o Grupo de Forcados Amadores de Coruche. Duas touradas à corda no Corpo Santo, também fazem parte do cartaz.
Na área de desporto, vão decorrer provas de corrico, rallypaper, regata de botes a remo e a vela, futebol e provas de Santo Huberto.





PEMTA apresenta Graciosa como destino de Sol e Mar, Saúde e Bem-Estar

O Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores (PEMTA) define um conjunto de estratégias com o objetivo de alcançar resultados ao nível da qualificação e desenvolvimento sustentável do setor do turismo, da preservação do meio ambiente e do desenvolvimento da atividade turística como ferramenta de dinamização da economia regional em todas as ilhas.
O plano define para a Graciosa uma estratégia de produto virada para o segmento de Sol e Mar, com destaque ainda para Saúde e Bem-Estar.
O documento define o aproveitamento do título de Reserva da Biosfera, com oferta ao turista de atividades como birdwatching, integrado no circuito regional, termalismo, geoturismo, passeiros de barco, cruzeiros, whalewatching, pesca desportiva e surf. Outras ofertas para o turista, que se desloque à Graciosa, têm a haver com passeios a pé, de barco e equestres, bem como iatismo, cultura, eventos gastronomia e vinhos, património e religião.

João Bettencourt, Diretor Regional do Turismo, disse que as metas a atingir estão definidas, devendo agora todos os parceiros e agentes se envolver, para analisar o documento e trabalhar em parceria, para que se atinja os resultados pretendidos, que é o desenvolvimento de turismo sustentável em todas as ilhas.






Pescado descarregado voltou a diminuir em Junho

O pescado descarregado em lota na Graciosa, voltou a diminuir no passado mês de Junho.
Os dados do Serviço Regional de Estatística revelam que, no mês transato foram descarregados em lota 10.754 quilos de peixe, uma redução de 8.333 quilos, em comparação com o mesmo mês de 2015.
Nos primeiros 6 meses de 2016, o peixe descarregue em lota atingiu os 66.692 quilos, menos 31.337 quilos que no mesmo período de 2015.
Com excepção de Março e Abril, em todos os outros meses houve uma redução no volume de peixe entregue em lota.





Associação de Pescadores vai promover peixe seco durante as festas de Santo Cristo

A associação vai proporcionar aos nossos visitantes e Graciosenses uma prova de peixe seco, no centro de Santa Cruz, entre as 17h e as 18 h, do Domingo de Santo Cristo.
A salga de peixe foi durante muitas décadas uma tradição na Graciosa, mas que quase desapareceu no final do século passado.
Hoje, a associação de pescadores retoma esta tradição do peixe-seco, com o objetivo de torná-lo uma marca da ilha.






Movimento nos transportes marítimos de passageiros está a aumentar

O movimento de passageiros nos transportes marítimos de passageiros, está a aumentar na Graciosa, conforme dados do Serviço Regional de Estatística.
Nos desembarques, registaram mais 73, do que os registados em 2015, com um registo de 528 desembarques por via marítima, nos Porto da Graciosa, nos meses de Abril, Maio e Junho. De referir ainda que este aumento deve-se à subida verificada no passado mês de Junho, pois em Maio chegou mesmo a haver uma redução.
Nos embarques, a subida foi maior, com mais 120, do que no mesmo período de 2015, pois passou-se dos 465 em Abril, Maio e Junho do ano passado, para os 585, nos mesmos meses deste ano.
Tal como nos desembarques, também nos embarques, o mês mais favorável foi Junho.
Os dados do SRE indicam ainda que a Graciosa foi escalada por 3 navios de cruzeiros e de passageiros, 1 em Abril e 2 em Maio, com um total de 402 passageiros em trânsito.





Deputada Lara Martinho esteve na Graciosa a conhecer a realidade da ilha

A Deputada Lara Martinho, eleita pelo Círculo Eleitoral dos Açores à Assembleia da República, realizou, na última Sexta-feira, uma visita de trabalho à ilha Graciosa.
A jovem deputada, que não se deslocou em visita oficial, está a fazer um périplo por alguns ilhas, de modo a conhecer a realidade e as vivências de cada uma delas.
Na Graciosa, acompanhada pelos Deputados Regionais, José Ávila e Ricardo Ramalho, a deputada da Assembleia da República visitou alguns pontos de interesse, obras e investimentos que decorrem na ilha e teve encontros informais com algumas entidades, tendo se destacado a visita à Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa e à Associação Equestre Graciosense.



Twitter Facebook Favorites More