Traduzir

Rádio Graciosa


22 julho 2016

Resumo Semanal de 18 a 22 de Julho de 2016

Socialistas chumbaram propostas para incluir a Graciosa na linha lilás da Atlânticoline

Na tarde do último dia de plenário da Assembleia Legislativa Regional dos Açores foi debatida e votada a proposta do PCP para que o trajecto da linha lilás da empresa Atlânticoline seja alterada para “incluir também a ilha Graciosa, tão rapidamente quanto possível, de forma a ainda poder trazer benefícios durante a corrente época de Verão”, que foi reprovada pelos votos contra da maioria socialista, incluindo o deputados graciosenses José Ávila e Ricardo Ramalho, que votaram contra. Todas as restantes bancadas votaram a favor desta proposta.
Também o CDS-PP apresentou ao Parlamento, pela voz da deputada Ana Espínola, um Projeto de Resolução com vista a “melhoria do transporte marítimo de passageiros e viaturas entre as ilhas do grupo central”, criando a base de um navio no porto das Velas, com o objetivo de ligar as ilhas do grupo central, na sua totalidade, incluindo a Graciosa.
Houve uma discussão, generalizada, tendo a proposta também sido rejeitada, com os votos contra da bancada do Partido Socialista.




Aníbal Pires questiona porque é que “os graciosenses não têm direito ao serviço público?”

O Deputado Aníbal Pires recordou que as ligações marítimas são um serviço público e questionou porque é que “os graciosenses não têm direito ao serviço público?”
O deputado comunista afirmou que “o PS e o seu Governo têm votado a ilha Graciosa ao abandono e ao esquecimento também ao excluírem esta ilha do transporte marítimo no Grupo Central, agravando os problemas de isolamento que condicionam fortemente o seu desenvolvimento. Esta atitude é característica da governação socialista em relação a esta ilha, recordem-se os casos da Marina da Barra, da sede da Adega Cooperativa ou o falhanço das Termas do Carapacho. “Para a Graciosa... só promessas, promessas, promessas”, afirmou Aníbal Pires.
O próprio Conselho de Ilha e a Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa aprovaram e mesmo os próprios Deputados Municipais do PS viabilizaram a exigência de que a sua ilha não seja excluída do sistema de transportes marítimos da Atlânticoline, sendo por isso, para Aníbal Pires,  “difícil perceber a recusa do Governo a esta justa reivindicação.”




Alargamento da Linha Lilás à Graciosa criaria duplicação de oferta, afirma Vítor Fraga

O Secretário Regional do Turismo e Transportes afirmou que a proposta do PCP levaria à duplicação da oferta no transporte marítimo e colocaria em causa a racionalização dos meios disponíveis atualmente, em que a oferta supera a procura.
Vítor Fraga relembrou que, com o reforço efetuado para o período sazonal deste ano, em termos de ligações no transporte sazonal com a Graciosa, serão disponibilizados cerca de 46.700 lugares e existirá uma capacidade de transporte de 13.100 viaturas.
“Isto, do ponto de vista da oferta, supera em muito aquilo que é atualmente a procura”, salientou Vítor Fraga.
O Secretário Regional frisou ainda que, em relação à Graciosa e no âmbito da operação sazonal, “foi feito um reforço nas ligações de mais 7% no número de toques que são efetuados na Graciosa, respondendo claramente àquelas que são hoje as necessidades” desta ilha.




“As acessibilidades à ilha Graciosa melhoraram significativamente nos últimos anos”, frisou Ricardo Ramalho

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista, pela voz do deputado graciosense Ricardo Ramalho, lembrou as “melhorias efetivas que têm acontecido nas acessibilidades à ilha da Graciosa, quer no transporte marítimo quer no transporte aéreo”.
O deputado socialista salientou o “aumento de escalas marítimas na Graciosa na ordem dos 40%, estando programados para este ano 74 escalas na ilha, quando em 2013 foram feitas apenas 53 escalas”.
Ricardo Ramalho destacou também a atenção da Atlânticoline a “determinados eventos que vão decorrer na ilha Graciosa”, sublinhando que os ajustes feitos vêm ao encontro das reivindicações e expetativas dos Graciosenses que, uma vez mais, ficam assim integralmente satisfeitas”.
“Também no transporte aéreo a Graciosa está com melhores acessibilidades, uma vez que se verificou um aumento de frequências e de disponibilidade de lugares, um ajuste de horários e, por via da implementação das novas Obrigações de Serviço Público, uma significativa redução nos preços das passagens aéreas”, frisou o parlamentar do PS.
No debate acesso que se gerou ao final da tarde de Sexta-feira, na Assembleia Legislativa Regional, José Ávila argumentou que a proposta do PCP não é exequível, por via da altura em que é feita e acusou mesmo de ser “eleitoralista”, demagógica” e “irresponsável”.





João Costa diz que Governo Regional foi o pior de sempre para a Ilha Graciosa e critica posição de deputados graciosenses do PS


O PSD/Açores considerou que o atual Governo Regional “foi o pior de sempre para a Ilha Graciosa”, acusando a tutela e os deputados do PS, de quererem “dar os restos, de quererem dar aquilo que sobra, de quererem dar o que ninguém quer à Graciosa”, disse o deputado João Bruto da Costa.
O deputado graciosense criticou “os argumentos utilizados pelos deputados do PS da Graciosa, que se dessem voz a quem os elegeu teriam de votar contra a opção do Governo Regional”.
“A Graciosa não pode ficar excluída da Linha Lilás da Atlânticoline”, afirmou João Costa, lamentando que “os deputados do PS põe-se sempre de fora, para não desagradar ao Governo Regional”.
O social democrata recordou que a Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa aprovou um voto de protesto, “com a abstenção dos deputados municipais do PS, que tiveram de se justificar, mas que concordaram com a integração da Graciosa na rota Linha Lilás da Atlânticoline”.
“Portanto, ou os senhores [deputados regionais do PS] se estão a marimbar para o que pensam as pessoas que vivem na Graciosa. Ou então só sabem o que é bom para a Graciosa aqueles que não vivem lá”, acusou João Costa.
Para João Bruto da Costa, “ ficou novamente provado que o deputado eleito pelo PS na Graciosa é incapaz de defender com garra a sua terra, de lutar contra o flagelo da desertificação humana e do abandono que aquela ilha continua a sentir face ao todo regional”.






Dormidas subiram 33,9% de Janeiro a Maio

Entre Janeiro e Maio foram registadas 5.059 dormidas na hotelaria graciosense, um aumento de 33,9% em comparação com as 3.779 dormidas de 2015.
Os dados do Serviço Regional de Estatística revelam que em Maio a taxa de ocupação foi de 20,7% e a estada média de 2,8 noites.
Nos primeiros 5 meses de 2016, os proveitos totais foram de 183.578 euros e os proveitos por aposento de 151.523 euros.




César Bettencourt bate recorde nacional com  70 metros em apneia

O 1º Azores Freediving Open decorreu no fim-de-semana, em São Miguel, prova que o graciosense Cesar Bettencourt bateu o recorde nacional, ao alcançar os 70 metros em apneia.




Bote São João em 3º lugar no 1.º Campeonato Regional de Botes Baleeiros

O 1.º Campeonato Regional de Botes Baleeiros, uma organização do Clube Naval das Lajes das Flores, em parceria com a Direção Regional da Cultura, decorreu de Sexta a domingo na ilha das Flores, no âmbito da XXXI Festa do Emigrante.
O Clube Naval da Ilha Graciosa, com o bote São João e sua companha, ficou no terceiro lugar da geral. Para este resultado contribuíram um 4º, 3º e 2º lugares alcançados nas três provas de apuramento.




Valdemiro Vasconcelos não se recandidata a deputado regional

No espaço de comentários da Rádio Graciosa desta semana, o deputado graciosense anunciou que seria a sua última participação no programa, como deputado eleito pelos graciosenses.
Questionado sobre a sua decisão, explicou que já estava tomada à algum tempo, pois entende que deve dar lugar a outras gerações mais jovens, para que possam defender a sua ilha.
Apesar de não se recandidatar, não vai deixar a vida politica, pois pretende continuar a apoiar o PSD sempre que seja necessário.
Valdemiro Vasconcelos, professor do 1º ciclo reformado, passará a partir de Outubro a dedicar-se exclusivamente à Santa Casa da Misericórdia da Vila da Praia, instituição onde ocupa o cargo de provedor.
A Rádio Graciosa sabe que a não recandidatura de Valdemiro Vasconcelos terá sido uma surpresa para o Grupo Parlamentar do PSD e para a Comissão Politica de Ilha Graciosa, que esperavam manter Valdemiro Vasconcelos como o segundo deputado da lista do PSD pela Graciosa, acompanhando João Costa.






Decretada insolvência da proprietária da Farmácia Santos Costa

A Comarca dos Açores, através do Tribunal de Santa Cruz da Graciosa declarou, na Sexta-feira, 15 de Julho, a insolvência de Antonina Santos Costa, proprietária da Farmácia Santos Costa.





Equipamentos do velho posto de combustível devem ser retirados antes das festas concelhias

No período antes da ordem do dia, os vereadores do PSD colocaram algumas questões. Eulália Aguiar quis saber qual a posição do município sobre a situação da derrocada nos Fenais, tendo o presidente da Câmara explicado todos os trâmites seguidos desde a derrocada. Avelar Santos reconheceu que embora haja perigo, não é eminente, pois trata-se de uma zona sem rocha, que tem sofrido mais pressão desde a construção do Porto Comercial. O autarca confirmou a previsão do governo de que a obra avance no próximo ano.
O vereador Bruno Silveira perguntou para quando está prevista a retirada da velha bomba da Galp do centro da vila, com Avelar Santos a responder que espera que sejam retirados o equipamentos, antes das festas de Santo Cristo.
Ainda em resposta aos vereadores sociais democratas, a vice-presidente Conceição Cordeiro esclareceu que foi publicado um aviso por parte do PO Açores 2020, com o município a recolher pareceres e meios técnicos para poder candidatar a obra de requalificação dos pauis e zonas envolventes ao Quadro Comunitário.
Ainda neste período, o executivo camarário de Santa Cruz da Graciosa aprovou, por unanimidade, uma voto de congratulação pelo título de Campeã da Europa, alcançado pela Seleção Portuguesa de Futebol.




Transferência de verbas para a PRODIB continua a não merecer aprovação da vereação social democrata

Na reunião ordinária da semana passada, foram aprovados os apoios camarários às festas tradicionais a decorrer na freguesia de Guadalupe, no valor global de cerca de 3.500 euros.
Ao Sporting de Guadalupe foi atribuído um subsídio de 2.500 euros, para obras de conservação da sede.
Por maioria, com 3 votos a favor do PS e 2 votos contra do PSD, foi aprovada a transferência de 25 mil euros, para a Associação de Promoção e Desenvolvimento da Ilha Branca, com vista a despesas com as festas concelhias. Os vereadores do PSD justificaram o voto contra, por não concordarem com o referido relatório, conforme já tinha sido discutido em outras reuniões.




Busto de homenagem a Gaspar Cordeiro será colocado no Largo de Santo António

O último ponto da ordem de trabalhos foi a definição do lugar para colocação do busto de Gaspar Cordeiro. O executivo aprovou com 4 votos a favor e 1 abstenção do vereador Carlos Alberto, a sugestão dos promotores e da família, de que o busto deve ficar próximo da sua residência, no Largo de Santo António, ficando virado para a Rua Comandante Carlos Pereira Vidinha.




Twitter Facebook Favorites More