O Governo Regional iniciou ontem a primeira fase de
uma campanha nacional de promoção do leite e laticínios dos Açores através de
múltiplos suportes, designadamente televisão, rádio, imprensa, mupis, rede
Multibanco e Internet, tendo como objetivo aumentar a sua notoriedade e
consumo.
O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente, na
apresentação da campanha, salientou que ela se insere na "estratégia de
desenvolvimento estabelecida para o setor agropecuário e agroindustrial dos
Açores, enquadrada nas políticas multissetoriais, potenciadoras da capacidade
exportadora e da valorização dos produtos regionais”.
Luís Neto Viveiros acrescentou que a iniciativa também
se integra “no âmbito das medidas determinadas pelo Governo dos Açores com o
propósito de contribuir para que a fileira do leite ultrapasse, com sucesso, os
desafios que atualmente enfrenta”.
Na sua intervenção, frisou que se produz nos Açores,
“em condições ímpares na Europa e no Mundo, um leite único, considerado, sem
favores e com sustentação científica e técnica, um dos melhores entre os
melhores”, acrescentando, no entanto, que é possível “crescer ainda mais”.
“Em quê? Em inovação, na diversificação e valorização
dos produtos e, em consequência, em vendas e na penetração de mercados”,
afirmou.
O titular da pasta da Agricultura destacou ainda que
esta iniciativa, que envolve um investimento público de cerca de meio milhão de
euros, suportado por fundos regionais, é “um contributo que o Governo assumiu
no âmbito da estratégia pública para o fortalecimento do setor e, também,
enquanto parceiro do Centro Açoriano de Leite e Lacticínios (CALL)”.