Traduzir

Rádio Graciosa


19 julho 2016

Duarte Freitas defende plano de recuperação dos stocks piscícolas

O candidato do PSD/Açores a presidente do governo comprometeu-se a apresentar junto da União Europeia um plano de recuperação dos stocks de espécies piscícolas, de modo que os pescadores sejam compensados com fundos europeus por paragens ou diminuição de capturas.

“Há problemas de sustentação de algumas espécies, como o goraz. Fui deputado no Parlamento Europeu e trabalhei em planos de recuperação para outras zonas da Europa. Esses planos de recuperação vão impor que haja algumas paragens nas capturas, mas simultaneamente vão garantir rendimentos para os pescadores que não podem ir ao mar. Isto já se fez, eu sei como se faz e quero fazê-lo também aqui nos Açores”, afirmou Duarte Freitas, após um encontro com pescadores da vila de Rabo de Peixe.
O líder dos social-democratas açorianos lembrou que conhece bem o setor das pescas e a visão existente sobre o mesmo nas instituições europeias e considerou que a elaborar planos de recuperação de algumas espécies é essencial, face à “má gestão dos stocks” feita pelo governo regional.
Para Duarte Freitas, o setor das pescas necessita de uma “nova abordagem política”, dado que os pescadores açorianos estão a passar por “problemas terríveis” e muitos deles têm rendimentos de apenas 100 euros por mês.


Twitter Facebook Favorites More