Traduzir

Rádio Graciosa


17 junho 2016

Resumo Semanal de 13 a 17 de Junho de 2016


Instalação de novo Parque Eólico da Graciosa já começou

O projeto Younicos entra na última fase da sua implementação na Graciosa, com a instalação do Parque Eólico, um processo que durará cerca de dois meses.
A Enercon iniciou na segunda –feira, dia 13, o transporte, a partir do porto, de 5  erogeradores a instalar no Parque Eólico da Graciosa, situado na Serra Branca.
Dadas as dimensões dos componentes, até 5m de largura e cerca de 21m de comprimento, o seu transporte durante os meses de Junho e Julho irá provocar alguns condicionamentos na circulação e estacionamento de viaturas na via pública, ao longo do trajecto.
Estes transportes, a efectuar durante o dia, terão acompanhamento por parte da PSP, sendo que o itinerário será Porto de Pescas, Rua do Ilheú, Caminho do Pinheiro, Fonte do Mato, Trás-dos-Pomares, Pedras Brancas, Limeira e Serra Branca.





Leite entregue em fábrica aumentou 3,8%

Dados do Serviço Regional de Estatística indicam que de Janeiro a Março foram entregues na fábrica de laticinios da Graciosa 2 milhões 279 mil litros de leite, um aumento de 3,8%, em comparação com o mesmo período de 2015.
Depois da descida em Janeiro, a produção de leite aumentou nos meses de Fevereiro e Março.





Burro Anão da Graciosa continua sem registo genealógico

Franco Ceraolo, presidente da Associação de Criadores e Amigos do Burro Anão da Ilha Graciosa, nos Açores, reconhecido há um ano como raça autóctone, lamentou ,à agência Lusa, a inexistência do registo genealógico que permitiria aos criadores obterem apoios.
O reconhecimento como raça autóctone do burro anão da Graciosa surgiu em finais de junho de 2015, na sequência de estudos biométricos e genéticos realizados pelo Centro de Biotecnologia da Universidade dos Açores, liderados pelo professor Artur Machado.
Franco Ceraolo explicou que, tal como ocorre com o burro de Miranda, raça que já dispõe de um livro genealógico, os criadores do burro anão na Graciosa também poderiam receber anualmente um apoio de 150 euros por animal para manter e aumentar o seu número se tivessem concluído a elaboração do livro genealógico.





Governo realiza visita estatutária à Graciosa a 20 e 21 de Junho

Na visita de dois dias, do executivo de Vasco Cordeiro, são esperados arranques de obras importantes para a ilha, como a construção do novo Matadouro e requalificação do Cais de Santa Cruz. A construção da proteção da Barra é outra obra muito aguardada e sobre a qual os graciosenses esperam novidades em breve.
A reunião com o Conselho de Ilha é sempre um dos momentos marcantes destas visitas, sendo que os conselheiros elegeram desertificação, escassez de água, transportes e saúde como principais problemas da ilha e para os quais esperam algumas soluções por parte do Governo.
O Governo Regional dos Açores deixará a Graciosa na manhã de Quarta-feira, 22 de Junho.





Base das Lajes vai ter segunda tripulação em permanência para helicóptero de busca e salvamento

O Presidente do Governo dos Açores recebeu na Horta, o Chefe de Estado-Maior da Força Aérea, General Manuel Teixeira Rolo, de quem obteve a garantia de que estão em curso os procedimentos necessários para dotar a Base Aérea n.º 4, nas Lajes, com uma segunda tripulação completa para o helicóptero de busca e salvamento EH101.
No final de abril, a Declaração Conjunta do Governo da República e do Governo dos Açores, por ocasião da Visita Oficial do Primeiro-Ministro à Região, incluiu um ponto a “assegurar a permanência de uma tripulação adicional para o helicóptero de busca e salvamento EH101, garantindo, assim, a operacionalidade das duas aeronaves estacionadas na Base Aérea n.º 4”.
Em declarações no final do encontro com o General Manuel Rolo, o Presidente do Governo destacou ainda o “profissionalismo, o trabalho e a disponibilidade que, da parte dos homens e das mulheres da Força Aérea que prestam serviço nos Açores, tem existido para, nas horas de maior angustia, ajudarem e prestarem auxilio aos que necessitam”.






Juntas de Freguesia passam a emitir Licenças de Ruído

De acordo com a lei do Regime Jurídico das Autarquias Locais, passou para as juntas de freguesia a competência para licenciar actividades ruidosas de carácter temporário, provenientes de festas populares, romarias, feiras, arraiais e bailes.
Para o efeito, deverá ser preenchido um formulário próprio e anexados os documentos referidos no mesmo, procedendo à sua entrega na secretaria desta autarquia com a antecedência mínima de 15 dias úteis,  relativamente à data de início da actividade.






Termas só funcionarão em pleno “no quarto trimestre do corrente ano”

Os deputados do PSD, João Costa e Valdemiro Vasconcelos, entregaram no final do passado mês de Março, um requerimento na Assembleia Legislativa Regional, questionando o Governo sobre qual a data de reabertura das Termas do Carapacho, com todas as suas valências.
A resposta ao requerimento, entregue na última Segunda-feira, refere que “desde 1 de Julho de 2015, data em que cessou o contrato de concessão, as Termas do Carapacho tem estado a funcionar ininterruptamente com a valência de piscina de água termal”, até à data com 5.052 visitantes.
Refere ainda a resposta ao requerimento nº 552/X que, “quanto à vertente “spa” estima-se que a mesma fique funcional durante o quarto trimestre do corrente ano” e só depois será aberto concurso para nova concessão.
Esclarece ainda o governo que “o custo total das obras projetadas estima-se em 274 mil euros”, sendo que “o custo total das obras realizadas após a inauguração da requalificação em 2010, foi de 40 mil euros”.
A terminar a resposta aos deputados graciosenses, o governo garante que está “empenhado em garantir um serviço de qualidade a todos os que frequentam as Termas do Carapacho” e garante que a água termal “encontra-se nas devidas condições, sendo sujeita a análises de rotina, de acordo com o legalmente estatuído”.





Dormidas subiram 22,3% na Graciosa

Dados do Serviço Regional de Estatística revelam que nos primeiros 4 meses de 2016, a hotelaria graciosense registou 3.904 dormidas, o que revelam um aumento de 711 dormidas em comparação com o mesmo período de 2015.
Em Abril, a subida foi de 61,4 %, pois passou-se das 668 de 2015, para as 1.078 em igual mês deste ano.
De registar ainda que a taxa de ocupação subiu 7,6% e nesta altura é de 20%, sendo a estada média de 2,3 noites.
De Janeiro a Abril, as dormidas registadas na Graciosa renderam 139.781 euros de proveitos totais e 114.052 euros de proveitos aposento.





Autarquia não conseguirá resolver sozinha o problema da água

A escassez deste bem e os elevados níveis de sal, preocupam as entidades da ilha, que defendem que só com ajuda do Governo Regional é que se conseguirá encontrar soluções.
Avelar Santos, presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, disse numa entrevista à Rádio Graciosa, que a ilha é abastecida por um total de 8 furos, estruturas que por dia extraem 700 metros cúbicos de água, verificando-se que a utilização é cada vez maior, numa ilha com quase 5 mil habitantes e mais de 7 mil cabeças de gado.
O autarca afirma que já deu conta do problema ao Governo Regional e alertou para a necessidade de um estudo aos aquíferos da ilha, bem como sobre a dessalinização, de modo a que se ache alternativas que garantam a existência e qualidade de água.
Com uma rede de águas quase toda modernizada, o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa afirma que é preciso conhecer o que nos reserva o futuro em termos de quantidade e qualidade de água, para que os graciosenses não enfrentem problemas de abastecimento.






Eco Escolas da Graciosa apresentaram sugestões no âmbito da Rota dos 20

A ‘Rota dos 20’, que assinala as duas décadas da implementação deste programa em Portugal, teve início em janeiro e envolveu, ao longo dos últimos cinco meses, cerca de sete dezenas de estabelecimentos de ensino e todos os municípios da Região.
Em Abril, o papiro percorreu as escolas da Graciosa, que foram desafiadas a identificar problemas e a apresentar junto do município propostas de melhoria para a mobilidade sustentável nos perímetros dos estabelecimentos de ensino.
O jardim-de-infância “O Balão”, sugeriu a criação de ciclovias em Santa Cruz, com um passeio marítimo na Pesqueira.
A Escola Secundária identificou como uma necessidade urgente, a construção de um abrigo para peões, na paragem do autocarro, em frente à escola.
Nas escolas básicas e jardins-de-infância de Guadalupe e São Mateus, as crianças identificaram o estado de degradação das janelas, que deixa entrar o frio e alguma água da chuva nas salas de aula.
A Escola Básica e Jardim-de-infância da Luz sugeriu que as pessoas partilhem boleias, andem mais a pé, de bicicleta, que se utilize mais os transportes públicos e manter alguns tradicionais, como o cavalo e o burro.
Os alunos da Escola Básica e Jardim de Infância de Santa Cruz apresentaram ao município a sugestão de, em locais estratégicos criar pontos de bicicletas, para utilização pela população e pelos turistas, como forma de reduzir o uso do automóvel e consequente emissão de gases poluentes.


Twitter Facebook Favorites More