Traduzir

24 junho 2016

Obra do cais de Santa Cruz arranca em breve

Na área do mar e pescas, ficou-se a saber no encontro entre Governo e Conselho de Ilha, que a obra de requalificação do Cais de Santa Cruz arranca em breve.


Sobre a construção do molhe de proteção da orla costeira na Barra, Fausto Brito e Abreu disse aquilo que já era conhecido, que a obra está adjudicada, mas não adiantou mais nada sobre o processo e muito menos a data prevista para inicio da obra.
No entanto, obras de requalificação vão avançar em alguns portos da ilha, nomeadamente no Porto Afonso com um investimento de 150 mil euros, estando o projeto quase pronto para lançamento do concurso. O Porto da Folga também vai ser requalificado, aliás como foi confirmado depois no comunicado final da visita estatutária, estando prevista a regularização do piso existente no porto, a reparação das duas cabeças da rampa de varagem, a pintura de muros e paredes na zona envolvente ao porto.
No encontro foi ainda anunciado que até ao final de 2016 decorrerão dois cursos virados para a comunidade piscatória, nomeadamente de pescadores e de arrais.
Sobre a falta de uma grua na ilha, para que as embarcações de recreio possam operar, o Secretário Regional do Mar, disse que não estava alertado para esse problema e que a situação da grua da Barra será resolvida, através de contato com o Clube Naval da Ilha Graciosa. Fausto Brito e Abreu explicou que já tinham tentado contatar o responsável pelo Clube Naval, mas sem êxito, no enatnto voltarão a tentar estabelecer contato no sentido de resolver esse assunto.

Sobre uma bomba para recarga de areia na praia, ficou-se a saber que o equipamento custa cerca de 60 mil euros, vai ser adquirido este ano e o seu financiamento será através de um projeto.

Twitter Facebook Favorites More