Traduzir

Rádio Graciosa


06 maio 2016

Resumo Semanal de 2 a 6 de Maio de 2016


Primeiro-ministro viu na Graciosa exemplos do que poderá tornar os Açores numa plataforma científica

O Primeiro-Ministro de Portugal visitou a nossa ilha pela primeira vez.
António Costa começou por visitar o Projeto Graciolica- Younicos, no quitadouro, projeto inovador que vai tornar a Graciosa numa ilha com energia limpa, a parte do sol e do vento, terminando assim com a energia exclusivamente a partir de fuel óleo.
À noite decorreu o jantar oferecido pela Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, no Graciosa Futebol Clube. No evento promovido pelo Município, António Costa e a sua comitiva puderam conhecer do que melhor tem a nossa gastronomia.
No Sábado, de manhã, o primeiro-ministro visitou ao Observatório de investigação Climática do Nordeste Atlântico, Estação ARM da Graciosa, a melhor estação de medição climática do país e uma das melhores e mais completas do Mundo
António Costa referiu que a estação é o exemplo perfeito da cooperação científica entre os governos regional e da república, universidade e com os Estados Unidos da América, aproveitando a posição geográfica única dos Açores, para servir de plataforma científica em várias áreas.
O primeiro-ministro afirmou ainda que há todo o interesse em continuar as parcerias com os Estados Unidos, aproveitando estas novas oportunidades que são de interesse de todos.
António Costa estava satisfeito com esta primeira visita à Graciosa e deixou a promessa de voltar, “mas não em trabalho”.






Centro de Saúde terá mais um médico a partir deste mês

Num esclarecimento enviado à nossa redação, a administração da Unidade de Saúde informou que "a partir do mês de maio passa a contar com mais um médico de Medicina Geral e Familiar no seu quadro, Dr. Adriano Jorge, de forma a poder prestar um melhor serviço a todos os graciosenses e aqueles que ai se dirigem."






PSD Graciosa alerta para “estado de destruição” das Termas do Carapacho

O PSD Graciosa pronunciou-se numa conferência de imprensa, sobre o que diz ser o “estado de destruição e de abandono” a que estão vetadas as Termas do Carapacho.
Diz o comunicado do PSD Graciosa, que depois de informação de que as termas “iriam reabrir o presente mês de Maio”, mas estão apenas com a piscina de água termal a funcionar, não possuindo qualquer outra valência.
O atual estado das termas, com exceção da piscina, é para o PSD Graciosa “ desolador e de autêntico abandono”, pois o edifício de vários milhões de euros e respetivos equipamentos “está completamente destruído”, conforme fotos apresentadas pelo PSD Graciosa, que responsabiliza o governo pela situação daquela estrutura.
O PSD Graciosa denuncia a situação e exige que o PS e o Governo respondam às perguntas feitas mais do que uma vez pelos deputados do PSD Graciosa, esclarecendo a situação das termas.




Confirmada Bandeira Azul no Barro Vermelho

Na Graciosa foi aprovada a única candidatura, da zona do Barro Vermelho, confirmando-se as boas condições da piscina natural de rocha e areia, com acessos em cimento. Trata-se de uma zona de banhos de mar aberto, com fundo em laje de basalto.




Unidade de Saúde organiza concurso no âmbito do Dia Mundial Sem Tabaco

A Unidade de Saúde da Ilha Graciosa está a promover um concurso, com vista a comemoração do Dia Mundial Sem Tabaco.
A temática do concurso é “A Saúde do Futuro, Sem Tabaco”, os trabalhos podem ser realizados com recurso a vários materiais e técnicas.
No dia 30 de Maio, os trabalhos serão expostos no espaço aberto do Centro de Saúde. O prémio para o autor do trabalho premiado é uma visita ao Ilhéu da Praia.
O dia visa alertar a população para os malefícios do tabaco e sensibilizar para a necessidade de proteger as pessoas, para que não fumem por tabagismo passivo.





Posto farmacêutico vai passar a ser Parafarmácia

O Posto de Farmácia da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo encerrou Quarta-feira a venda de medicamentos por receita médica.
Bento Barcelos, provedor da instituição que abriu aquele posto na Graciosa, em Dezembro de 2014, no âmbito de um longo processo resultante da falta de medicamentos da única farmácia da ilha, confirmou à Rádio Graciosa que após receção de aviso de termo de validação do alvará do posto, resultante da abertura da segunda farmácia, Quarta-feira foi o último dia que o posto funcionou como tal.
O provedor da Santa Casa de Angra do Heroísmo afirmou que valeu a pena o investimento, pois o objetivo foi servir as populações e foi isso que foi conseguido. No entanto há preocupação com a situação da farmácia mais antiga, que embora esteja aberta, não tem medicamentos, o que leva à conclusão que com o encerramento do posto, a Graciosa volta a ficar, na prática, só com uma farmácia a funcionar.
No entanto, aquela estrutura vai continuar a servir os graciosenses, mas como parafarmácia, tendo o pedido dado entrada na Direcção Regional da Saúde.
O objetivo é garantir os dois postos de trabalho, potenciar o investimento que foi feito e continuar o serviço à população da Graciosa.
Há ainda a possibilidade de alargar a área de intervenção, com a criação de um centro óptico.
Há a garantia da continuação de parceria entre a Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo e a de Santa Cruz da Graciosa e se houver oportunidade de retomar este serviço, Bento Barcelos afirma que o farão de novo.






Manuel Barcelos Silveira Bettencourt condecorado no Dia dos Açores

Manuel Barcelos Silveira Bettencourt, vai ser condecorado a título póstumo, nas celebrações do Dia dos Açores, que decorrem já no próximo dia 16 de Maio, em Vila Franca do Campo.
 Manuel Barcelos Silveira Bettencourt nasceu a 6 de Julho de 1916 e a sua vida foi marcada por uma visão de futuro e um enorme espírito empreendedor, de que resultou a construção da mais moderna fábrica de conservas de peixe dos Açores.

Manuel Barcelos que foi o maior empregador desta ilha, faleceu a 15 de Outubro de 1989, na memória dos graciosenses ficaram qualidades de um cidadão de reconhecido valor e mérito, com grandes capacidades empreendedoras e um invulgar sentido de justiça social.

Twitter Facebook Favorites More