Traduzir

Rádio Graciosa


12 fevereiro 2016

Resumo Semanal de 8 a 12 de Fevereiro de 2016

Desfile de Carnaval encheu de alegria e cor o Pavilhão Municipal

O Pavilhão Municipal de Santa Cruz da Graciosa encheu de gente, para assistir ao desfile cheio de muita cor e alegria das fantasias das 7 colectividades da ilha, que celebram o Carnaval.
Os clubes da ilha apresentaram 19 fantasias, que animaram a tarde de Domingo Gordo na Graciosa.
Desfilaram 568 figurantes, menos 93 dos que os 661 do ano passado.





Conhecidos resultados do Corta Mato Escolar

A Fase Regional do 12.º Corta-Mato Escolar decorreu no passado dia 30 de janeiro, em São Miguel.
A Graciosa esteve representada no Corta-Mato Regional por 5 atletas da Escola Secundária de Santa Cruz da Graciosa.
Os resultados dos alunos da Graciosa foram de mérito, embora não tenham conseguido lugares de pódio.
Nos Iniciados Femininos, Nélia Santos conseguiu o  26º lugar, nos Iniciados Masculinos, André Veiga ficou no 9º lugar e João Tiago no 10º lugar.
Nos Juvenis Masculinos, Carlos Cunha conseguiu o 8º lugar, o melhor lugar da participação graciosense e Gustavo Costa ficou no 12º lugar.






Carnaval da Graciosa é um dos mais tradicionais dos Açores

O Carnaval na ilha Graciosa, um dos mais tradicionais nos Açores, é celebrado com muita dança em vários locais da ilha, onde às típicas músicas da quadra se juntam o "baile mandado", dançado a um ritmo mais lento e em roda para "recuperar forças", e ainda a "moda do chocolate", em que os cavalheiros que convidam as senhoras para dançar, têm de lhes oferecer um chocolate no bar.
Este ano, a terça-feira de Carnaval foi celebrada a 9 de Fevereiro, mas mal acabou o Natal arrancaram logo os primeiros bailes na ilha.





Aterros da Graciosa estão já selados

Com a construção e funcionamento dos Centros de Processamento em sete das nove ilhas, o objetivo é que a deposição de resíduos seja reduzida, ao mínimo indispensável, e que os atuais locais de deposição a céu aberto, sejam objeto de intervenções de selagem e recuperação paisagística.
Nesse sentido, foram já selados os aterros da Graciosa e das Flores e adjudicadas as obras em Santa Maria e no Corvo, ilha em que também vai ser construído um aterro de inertes.





Desemprego nos Açores registou a maior redução dos últimos 10 anos

O Vice-Presidente do Governo afirmou que os dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), relativos à taxa de desemprego no país, “confirmam que o ano de 2015 foi marcado por uma significativa recuperação e retoma do emprego” nos Açores.
“A taxa de desemprego nos Açores registou, no fim de 2015, a maior redução face ao mesmo período do ano anterior dos últimos 10 anos”, frisou Sérgio Ávila.
Segundo os dados do INE, a taxa de desemprego no final de 2015 foi 2,9 pontos percentuais inferior à verificada um ano antes, o que representa uma redução de 19 por cento da taxa de desemprego homóloga.
Existiam no final de 2015, menos 3.680 Açorianos desempregados do que um ano antes (- 20 por cento) e mais 2.474 Açorianos a trabalhar”.






Peixaria do Mercado Municipal abriu Quinta-feira

Este é o segundo espaço de peixaria que a associação de Pescadores abre na Graciosa, sendo uma forma de garantir o escoamento interno do pescado e criação de emprego.
A associação põe à disposição da população peixe local de qualidade e bom atendimento.




População da Graciosa voltou a diminuir em 2015

Dados que a Rádio Graciosa recolheu junto da Conservatória do Registo Civil de Santa Cruz da Graciosa e do Serviço Materno Infantil da Unidade de Saúde indicam 55 óbitos, para apenas 40 nascimentos. Em comparação com 2014 há uma diminuição de 2 nascimentos e de 5 óbitos, sendo de ressalvar que nos últimos anos tinha havido aumentado os nascimentos.
Verifica-se ainda que das 40 crianças nascidas, apenas 6 foram registadas na Graciosa, uma tendência que tem vindo a aumentar, com a maioria dos pais a optar por fazer o registo no Hospital onde se efectua o nascimento.
Outra tendência que apareceu nos últimos anos, é de o número de divórcios ser muito superior aos casamentos, mas em 2015 essa tendência foi quebrada ao verificar-se 7 divórcios, o mesmo número dos casamentos celebrados.






Deputados do PSD defendem compensação aos pescadores durante interdição de pesca ao goraz

Os deputados do PSD/Açores na Assembleia da República defendem que o Governo da República e o Governo Regional "devem solicitar a ativação dos mecanismos comunitários de compensação, no âmbito do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e da Pesca, para fazer face ao período de defeso da pesca do Goraz, entre 15 de janeiro e 29 de fevereiro".
Berta Cabral e António Ventura apontam "a ativação dos mecanismos comunitários de compensação, ou a criação de mecanismos de compensação próprios. Mas têm de ser os governos regional e da República a demonstrar interesse por essas soluções, e foi nesse sentido que questionamos o executivo nacional", concluem.




Twitter Facebook Favorites More