Traduzir

Rádio Graciosa


26 dezembro 2015

Resumo Semanal de 21 a 25 de Dezembro de 2015

 
Autarquia cede lote para construção do Matadouro

O executivo camarário de Santa Cruz da Graciosa reunido nos Paços de Concelho, aprovou, por maioria, com abstenção dos dois vereadores do PSD, de 3 pedidos de particulares sobre junção de prédios.
O executivo autorizou ainda a cedência do lote nº 23, da zona industrial, para construção do Novo Matadouro da Graciosa e considerar de interesse público, conforme pedido do Governo. Este pedido de isenção gerou críticas do vereador António Reis, ao lamentar que o próprio governo solicite o interesse público, para ficar isento do pagamento do lote, dizendo que aprovaria melhor se fosse um privado.
Neste encontro foi ainda aprovada a última fase dos apoios às colectividades da ilha, no valor de 35 mil 417 euros.




Luis Correia é o novo presidente da Sociedade Recreativa da Vitória

A Sociedade Recreativa da Vitória reuniu os sócios em Assembleia-geral este mês e foi eleito como presidente Luis Correia.
Embora já tenha feito parte de outras direcções, esta é a primeira vez que preside aos corpos gerentes daquela colectividade localizada na Vitória, Freguesia de Guadalupe.
Mantendo a tradição daquele clube, os bailes vão começar cedo, o primeiro será já na Passagem de Ano, baile tipo assalto com o Conjunto Alma Nova.
Os bailes daquela colectividade vão decorrer como habitual às Sextas-feiras.






Mar entrou dentro das Termas do Carapacho

Nos últimos dias 17 e 18 de Dezembro o mar galgou, a zona das piscinas do Carapacho.
Segundo informação a que a Rádio Graciosa teve acesso, o mar entrou por baixo da porta das termas e deixou vários detritos no seu interior, nomeadamente sargaço e areia, tendo as águas do mar chegado à piscina termal, que teve que ser vazada e limpa para voltar a acolher os utentes.
Certamente que vai ser encontrada uma solução, para vedar a porta, para que de futuro tal não aconteça.
No exterior também ficaram alguns detritos, tendo o mar mudado de posição uma pequena embarcação ornamental, que lá foi colocada no Verão, pela Junta de Freguesia da Luz.





Pesca aumenta na Graciosa em 2015

Os pescadores graciosenses descarregaram em lota cerca de 14 toneladas de pescado em Novembro.
Dados do Serviço Regional de Estatística indicam que em comparação com Novembro de 2014, há um aumento de cerca de 3.725 kgs.
Desde o inicio do ano, até ao final de Novembro, foram descarregadas, na lota da ilha Graciosa, 155 toneladas de pescado, no valor de 1 milhão e 243 mil euros, mais 27 toneladas e um aumento do valor comercial de 305 mil euros, do que mesmo período do ano passado.






Solução do Banif defende famílias e empresas e a função do banco no sistema bancário dos Açores

O Presidente do Governo afirmou que a solução encontrada para o Banif defende a situação das famílias e das empresas com depósitos na instituição bancária, protege a função que o banco tem no sistema bancário nos Açores e salvaguarda, também, a situação dos seus trabalhadores.
“Tendo em conta o estado a que se deixou chegar este assunto, eu acho que esta solução defende a situação das famílias e das empresas no que diz respeito aos depósitos no Banif, garante a continuidade de funcionamento da instituição nos Açores e defende a posição dos trabalhadores na Região”, afirmou Vasco Cordeiro.
Questionado pelos jornalistas sobre esta matéria, o Presidente do Governo adiantou que, em especial nos últimos dias, tem mantido um acompanhamento e um contacto muito próximo com o Primeiro-Ministro, António Costa, com o Presidente da Comissão Executiva do Banif, Jorge Tomé, e, já ontem com o Presidente da Comissão Executiva do Banco Santander Totta, António Vieira Monteiro.
Depois de recordar a importância do Banif para a economia dos Açores, onde tem 37% dos depósitos e 31% dos empréstimos, Vasco Cordeiro disse que, no contato mantido com António Vieira Monteiro, foi lhe transmitido que, “na abordagem que o banco Santander Totta faz à situação dos Açores, não estão previstas alterações do ponto de vista de trabalhadores”.






Caminho do Tanque está a ser sinalizado

A Junta de Freguesia de Guadalupe, em colaboração com as Obras Publicas, está a proceder à colocação de Marcos de Sinalização de estrada, no Caminho da Tanque.
Esta obra tem por objetivo sinalizar melhor a zona do “charco” e a curva existente nesse espaço, contribuindo assim para uma melhor segurança dos automobilistas que por lá circulam.
O Caminho do Tanque, na Freguesia de Guadalupe, constitui uma das zonas mais visitadas na Graciosa, devido à vista para a zona norte da ilha.






JS Graciosa entregou cabazes a famílias carenciadas

A Juventude Socialista da Graciosa procedeu à entrega de dois cabazes de Natal a famílias carenciadas da Ilha.
Estes Cabazes foram elaborados pelos elementos desta Juventude Partidária e continham bens essenciais, doces, aperitivos e bacalhau para a noite de Natal.
A campanha “Um Brinquedo Um Sorriso” que consiste na entrega de brinquedos a crianças desfavorecidas, também foi realizada com a entrega de vários brinquedos.






Presidente do Governo endereça mensagem de Natal aos Açorianos


Vasco Cordeiro, presidente do Governo dos Açores, emitiu uma mensagem de Natal a todos os Açorianos.
“Estamos a festejar mais um Natal!
Um momento que, para muitos, é de festa no conforto dos seus lares e do afeto daqueles que lhes são próximos, mas que não nos deve fazer esquecer que, para muitos Açorianos, esta quadra ainda é ofuscada pelas vicissitudes que a vida, por vezes, nos traz.
É a essas Açorianas e a esses Açorianos que me quero dirigir em primeiro lugar.
Aos que sofrem por razões de doença ou pelos flagelos que a sociedade atual impõe, como o desemprego ou a solidão, como Presidente do Governo, quero deixar-vos uma palavra de Amizade, de Afeto e de Carinho.
Mas, sobretudo, quero dizer-vos que não estão sós nem estão esquecidos.
Continuamos a trabalhar, com determinação, com o melhor do nosso saber e com ambição, para que, até ao limite dos nossos recursos e até ao limite das nossas competências, possamos construir uns Açores melhores para aqueles que aqui vivem, uns Açores melhores para os nossos filhos, uns Açores melhores para as gerações que nos hão-de seguir.
Sabemos bem que temos vivido tempos desafiantes, tempos que têm sido particularmente duros e exigentes para a generalidade das famílias Açorianas.
Para fazer face a essa tormenta que atravessámos, mobilizámos tudo o que estava ao nosso alcance para defender as famílias Açorianas, para defender as empresas Açorianas, para defender os nossos Açores.”
Vasco Cordeiro refere ainda na sua mensagem que, “aos muitos desafios que ainda temos para vencer, teremos sempre de responder com a Confiança e com a Esperança.
Com a Confiança que temos nos resultados do trabalho que fizemos ao longo destes três anos de mandato: o que tivemos de enfrentar, o que tivemos de ultrapassar, o que tivemos de vencer e vencemos nos mais variados domínios da atividade dos nossos Açores.
Mas também com a Esperança que resulta do facto de estarmos conscientes do que ainda falta fazer, mas, sobretudo, com a Esperança que resulta de sabermos como faremos o que nos falta.
Em suma, a Confiança e a Esperança de quem sabe que, nesta terra, somos nós, Açorianos, que definimos o nosso futuro, que agarramos o destino com as nossas próprias mãos e o moldámos para o entregar aos nossos filhos.
Em meu nome, em nome da minha família, e em nome do Governo dos Açores, desejo a todas as Açorianas e Açorianos, estejam em cada uma das nossas ilhas ou na imensa Diáspora espalhada pelo Mundo, um Santo e Feliz Natal e um Ano Novo repleto de sucessos.
Boas Festas para todos!”



Twitter Facebook Favorites More