Traduzir

Rádio Graciosa


29 dezembro 2015

Reforço de apoios aos setores de leite e da carne no âmbito do POSEI

Foi publicado ontem, em Jornal Oficial, a nova legislação do POSEI, após a aprovação este mês pela Comissão Europeia da alteração ao programa apresentada pelo Governo dos Açores em setembro de 2015.



Destaca-se a alteração do valor unitário do prémio à vaca leiteira, que passa a ser de 190 euros por vaca em todas as ilhas dos Açores.
Esta medida, integrada num plano mais vasto de apoio e que vai beneficiar mais de 80 por cento dos produtores de leite do arquipélago, tem por objetivo minimizar as dificuldades com que se confronta atualmente o sector do leite, derivadas do cenário internacional.
Há ainda uma alteração da idade mínima para a atribuição do suplemento ao prémio ao abate de bovinos, de 8 para 7 meses, tendo em vista a satisfação da procura de mercado por bovinos machos mais jovens.

Simultaneamente, ao promover a antecipação de um mês na idade de abate, é dada resposta às necessidades manifestadas nas explorações de aptidão leiteira ou mista, as quais, devido à sua menor vocação para a engorda e acabamento de novilhos, pretendiam libertar-se dos animais mais cedo.

Twitter Facebook Favorites More