Traduzir

Rádio Graciosa


24 dezembro 2015

Noite de Consoada traz a alegria da festa da família

A Consoada é celebrada sobretudo nos açores, em particular na ilha Graciosa, no dia 24 de Dezembro de cada ano, o dia de véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, para degustarem uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
Na tradição católica os crentes participam, ao final da noite, na Missa do Galo.
Segundo a tradição de alguns, a mesa da Consoada não deve ser levantada, e a loiça usada não deve ser lavada. Manda também a hábito que os restos de comida fiquem na mesa a noite toda. Isto porque, segundo a memória, é por respeito para com os mortos da família ou é para que o Menino – Jesus venha comer.
A refeição da Consoada consiste, sobretudo, no bacalhau cozido, perú e termina com os doces, que são diferentes de região para região do país. Algumas destas sobremesas são a aletria, as rabanadas (no Norte do País), as filhoses, o arroz doce (no Sul do País), os sonhos, coscorões, as broas ou as azevias, para além do tradicional Bolo-Rei.
Na Graciosa, depois da Consoada, é tradição fazer a distribuição dos presentes de Natal.

A Rádio Graciosa deseja a todos um bom natal, com saúde e alegria.

Twitter Facebook Favorites More