Traduzir

Rádio Graciosa


23 novembro 2015

Intervenção europeia no setor leiteiro foi insuficiente

A intervenção europeia no setor leiteiro foi insuficiente e mal direcionada, limitando-se a adotar paliativos para uma situação que está a afetar os preços e o rendimento dos produtores.
“Não podemos deixar de considerar como insuficiente e mal direcionada a resposta que, a nível europeu, foi dada a esta situação. Insuficiente porque estamos a falar da atribuição a todo o nosso país de uma verba de 4,8 milhões de euros. Só o Governo dos Açores, nas medidas que definiu com base no Orçamento da Região, tem mecanismos de ajuda num montante semelhante a toda a ajuda que a União Europeia dirigiu a Portugal”, frisou Vasco Cordeiro nas comemorações do 40.º aniversário da Associação Agrícola de São Miguel (AASM).
Vasco Cordeiro salientou ainda que a intervenção das instituições europeias foi mal direcionada “porque deixou inalteradas as causas da situação e incólumes as razões pelas quais o setor do leite, a nível europeu, está como está”.
Na sua intervenção, Vasco Cordeiro recordou que o setor leiteiro enfrenta desafios, não só derivados do fim do regime de quotas, mas, em particular, de uma conjuntura adversa da parte dos mercados importadores, como a Rússia e a China.


Twitter Facebook Favorites More