Traduzir

Rádio Graciosa


30 novembro 2015

Inaugurada Rua Eng. Marcelo Bettencourt em Guadalupe

A Rua Eng. Marcelo Bettencourt, no centro da Freguesia de Guadalupe, foi inaugurada ao início da tarde de Domingo.


Presentes diversas autoridades, familiares e público em geral, numa cerimónia abrilhantada pela Filarmónica União e Progresso de Guadalupe.
Marcelo Simas Tomaz Bettencourt, nasceu a 21 de Novembro de 1925 na freguesia de Guadalupe no concelho de Santa Cruz da Graciosa, filho de João Tomaz Bettencourt e de Rosa Nazaré Simas Bettencourt.
Licenciou-se em Engenharia Civil, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e adquiriu ao longo da sua vida uma vasta experiência profissional, tendo sido Engenheiro adjunto da Junta Autónoma dos Portos de Angra do Heroísmo, Engenheiro adjunto da Direcção de Obras Públicas de Angra do Heroísmo, foi também Director de Obras Públicas do Ex - Distrito de Angra do Heroísmo, e teve esse mesmo cargo na Secretaria Regional do Equipamento Social.
Marcelo Bettencourt foi ainda Técnico Superior Principal e depois Assessor da Secretaria Regional de Habitação e Obras Públicas.
No exercício das suas funções, primeiro como engenheiro adjunto (1953) e depois como Director de Serviços de Obras Públicas, desde 1961, promoveu acções para o planeamento, estudo e elaboração de projectos, fiscalização e execução das obras da responsabilidade da extinta Junta Geral do Distrito de Angra do Heroísmo e Região Autónoma dos Açores, nas Ilhas Terceira, Graciosa e São Jorge, nos sectores de Estradas Regionais, Instalações Escolares e Equipamentos, Edifícios Públicos Regionais e Hidráulica.
Das obras realizadas destaca-se execução de pavimentos (a partir de 1954), em quase toda a rede de Estradas Regionais, das Ilhas Terceira, Graciosa e São Jorge, numa extensão de mais de 300 Kms (Junta Geral e Secretaria Regional do Equipamento Social) e construção de dezenas de Escolas Primárias nas três Ilhas.
Marcelo Bettencourt fala da sua carreira profissional, marcada pela paixão e dedicação, destacando a grande catástrofe que foi o sismo de 80 e que levou a uma mudança radical no parque habitacional das ilhas Graciosa, Terceira e São Jorge.
Actualmente com 90 anos de idade, este graciosense ilustre mostrou-se honrado e agradecido com esta homenagem, tratando-se do caminho onde nasceu e brincou durante toda a sua infância.

Avelar Santos, presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, destacou o percurso profissional do homenageado, tendo tido um papel relevante na construção de diversas estruturas e edifícios na nossa ilha.
O autarca lamentou ainda que só agora se proceda à homenagem, quando já estava deliberada desde 1983 e destacou a importância de se proceder às homenagens, com a presença dos homenageados.

Marcelo Bettencourt recebeu já diversos louvores e galardões e foi agora homenageado pelo município de Santa Cruz da Graciosa, com atribuição do seu nome a uma rua central da Freguesia de Guadalupe, como forma de agradecimento por tudo o que fez pela Graciosa.



Fotos: Carlos Bettencourt

Twitter Facebook Favorites More