Traduzir

Rádio Graciosa


19 dezembro 2014

Resumo Semanal de 15 a 19 de Dezembro de 2014

Paulo Vasconcelos é o novo membro do Conselho de Administração da Unidade de Saúde


O Secretario Regional da Saúde já nomeou um novo membro do Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha Graciosa.
Paulo Vasconcelos será o novo vogal de enfermeiros da Unidade de Saúde de Santa Cruz da Graciosa, juntando-se a Carla Medeiros e Gina Ávila.
Recorde-se que a unidade de saúde está há largos meses com apenas 1 membro do conselho de administração ao serviço, uma vez que a vogal de enfermagem reformou-se e a presidente está de licença de maternidade.




Director Regional das Pescas afirma que devem todos trabalhar para o bem comum

O Director Regional das Pescas, Luis Costa, chegou na manhã de Segunda-feira à Graciosa, para se encontrar com os pescadores graciosenses.
Nesta vinda à Graciosa houve contactos com grupos de pescadores e Luis Costa participou numa reunião de Assembleia-geral Extraordinária da Associação de Pescadores Graciosenses.
A reunião teve como assuntos de discussão, plano de actividades e orçamento para 2015, transporte aéreo e a exportação de pescado em fresco e ainda a quota do goraz para 2016.
O Director Regional das Pescas disse em declarações à Rádio Graciosa que a sua deslocação prendeu-se com um convite da Associação de Pescadores.
Luis Costa acompanhou a faina da tarde no Porto de Pescas e conheceu o trabalho da associação, que definiu como impar no panorama regional.
Sobre as divergências entre grupos de pescadores e pressões dos compradores de peixe, o governante disse que a situação está ultrapassada e que os preços em lota estão em média altos.
Luis Costa deixou a mensagem aos pescadores de quem devem trabalhar todos para um bem comum, pois o contrário não se justifica.
Lázaro Silva, presidente da Associação de Pescadores Graciosenses, disse que a vinda do Director Regional das Pescas contribuiu para “um clima de paz”, no sector da pesca na Graciosa.
Há por parte dos pescadores muita preocupação com a redução drástica que haverá em 2016 na quota do goraz, mas ficaram mais descansados por saber que o governo está atento e vão ser estudadas medidas alternativas.
Sobre o clima de discordância entre grupos de pescadores e com os armadores, Lázaro Silva diz que parece que estão todos a entender que devem trabalhar juntos e que a associação é para defender todos.





Caçadores vão apresentar queixa-crime ao Ministério Público sobre morte de coelhos

Os caçadores dos Açores vão apresentar uma queixa-crime contra desconhecidos junto do Ministério Público na sequência da morte de um grande número de coelhos na ilha Graciosa por terem "fortes suspeitas" de ter havido mão criminosa.
"Vamos formalizar uma queixa-crime ao Ministério Público e obrigar o Governo Regional a tomar medidas de prevenção para que aquilo não se alastre para outras ilhas, que será muito difícil", disse à Lusa o presidente do Clube de Caçadores de Vila Franca do Campo, na ilha de S. Miguel, José Maria Arruda.
A 11 de Dezembro, o Governo dos Açores proibiu a caça na Graciosa face ao "surgimento de um grande número de coelhos-bravos mortos" naquela ilha "indiciando a ocorrência da Doença Hemorrágica Viral (DHV)".
Refere ainda a noticia difundida pela Lusa que "há fortes suspeitas de que foi mão criminosa, que o vírus foi introduzido", referiu o presidente do Clube de Caçadores de Vila Franca do Campo.





Laudalino Furtado venceu a Taça de Ralis Além-mar Açores

Artur e César Silva venceram o Rali Sprint do Natal, prova que fechou a edição 2014 da Taça de Ralis Além Mar Açores (TRAMA), e onde a dupla do Renault Clio 16V alcançou o quarto triunfo do ano naquela competição organizada pelo OEC Motorclube.
Na categoria de clássicos Laudalino Furtado e Ricardo Areia venceram, tendo ficado em 10º da geral e conseguido a vitória na Taça de Ralis Além Mar Açores, em clássicos.




Posto Farmacêutico abriu com missão de serviço público

O Posto Farmacêutico da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo foi oficialmente inaugurado ao início da tarde de Quarta-Feira.
O evento contou com a presença das mais variadas autoridades da ilha e o governo regional esteve representado pelo Secretário Regional da Saúde.
Bento Barcelos, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo, agradeceu o apoio que a instituição a que preside, recebeu na Graciosa para abrir o posto, com destaque para a Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo e Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa.
O provedor aproveitou para referir que a abertura do posto não tem por objectivo fazer concorrência à farmácia da ilha, mas sim preencher a lacuna na venda de medicamentos, no sentido de fazer um serviço público, que é a missão das misericórdias e instituições sociais.
Em deslocação à Graciosa, o Secretário Regional da Saúde esteve também presente na cerimónia de inauguração do Posto de Farmácia, a convite da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo.
Luís Cabral aproveitou para agradecer a disponibilidade da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo na abertura deste Posto de Farmácia, uma iniciativa que “vem trazer grandes benefícios à população da Graciosa”.
Nesse sentido, salientou “a satisfação das pessoas por poderem dispor de medicamentos que tinham dificuldade de adquirir”.
Sobre a demora em todo o processo de abertura do posto, Luis Cabral explicou que deveu-se a constrangimentos com a própria lei e com a providência cautelar que apareceu neste processo.
Com vista a acautelar que situações como esta não voltem a acontecer, o Governo Regional está já a preparar alteração da lei.
o Secretário Regional anunciou ainda que “está a ser preparada legislação” que permita facilitar e dar estabilidade à instalação de postos de farmácia, de modo a garantir uma solução rápida, no caso de surgirem situações semelhantes noutras localidades.





Convenção para consultas de especialidade vai suprir carências garante Luis Cabral

 “Este regime de convenção poderá ser concretizado através da deslocação dos médicos às unidades de saúde para consultas presenciais ou através da telemedicina, sendo igual o preço a pagar por consulta”, afirmou Luís Cabral.
O Secretário Regional esteve reunido com o Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha Graciosa, que é a primeira da Região a avançar com esta possibilidade.
O regulamento do regime de convenções, publicado Terça-feira, para a realização de consultas nas especialidades de Urologia, Pneumologia e Dermatologia.
Na especialidade de Dermatologia já foi manifestado o interesse de uma médica do continente, que fará todas as triagens de consultas nesta especialidade com as unidades de saúde da Região, um modelo que, segundo Luís Cabral, "em breve se poderá alargar a outras áreas”.





Unidade de Saúde poderá contar com mais uma médica dentro de poucos meses

Sobre a contratação de mais médicos de medicina geral e familiar, Luis Cabral anunciou que decorrem contactos com alguns profissionais, de modo a encontrar outros recursos humanos.
O governante disse que há conversações com uma médica, que poderá começar a trabalhar em Janeiro ou Fevereiro de 2015.





Estão em preparação medidas sobre os comportamentos a adotar na sequência do aparecimento da Doença Hemorrágica Viral

A Diretora Regional dos Recursos Florestais anunciou iniciativas destinadas a informar a população da Graciosa sobre os comportamentos a adotar na sequência do aparecimento da Doença Hemorrágica Viral entre a população de coelhos nesta ilha.
 “A DRRF, que tem acompanhado a evolução da doença através da realização diária de vistorias, recolha e eliminação dos cadáveres, como forma de eliminar potenciais focos infeciosos, vai publicar, até ao final desta semana, um folheto informativo sobre a forma de atuar perante a deteção de animais mortos por esta doença”, revelou Anabela Isidoro, destacando a necessidade de evitar o contacto direto com coelhos mortos, avisar de imediato os Serviços Florestais locais, prevenir a disseminação para os coelhos domésticos e promover a desinfeção de calçado, vestuário, ferramentas e o interior das viaturas.
Com o mesmo objetivo, a Direção Regional de Agricultura está a preparar medidas preventivas para acautelar a disseminação da doença, nomeadamente a colocação de cartazes informativos em locais públicos.
“Esta doença, apesar de muito contagiosa para os coelhos, não é transmitida ao ser humano ou a outras espécies animais”, afirmou Anabela Isidoro, frisando, no entanto, que “não deve ser consumida a carne de coelhos infetados e deve-se proceder à recolha e eliminação dos animais mortos”.





Sata tem instruções para escalar esta ilha com aviões maiores sempre que haja carga

A Sata tem instruções do Governo Regional para escalar a ilha Graciosa com as aeronaves maiores, sempre que haja carga que se justifique.
Luis Costa, Director Regional das Pescas disse em entrevista à Rádio Graciosa que até ao momento, não ficou nenhum pescado por exportar da Graciosa.
No horário de Inverno, a Graciosa é escalada pelos Dash 400, todos os dias da semana, com excepção para a Terça e Quarta-feira.
Luis Costa disse esta semana que o Governo está atento a esta situação e o que os armadores e companhia aérea têm como indicação, é que a Sata seja avisada atempadamente de que há carga, para que o Dash 400 seja escalado para a viagem à Graciosa.
Na passada terça-feira verificou-se esta situação, tendo sido exportados da Graciosa cerca de 2 toneladas e meia de peixe fresco.

Twitter Facebook Favorites More