Traduzir

Rádio Graciosa


22 novembro 2014

Marina da Barra continua a dar que falar

No período antes da ordem do dia, José Gabriel Martins, do PSD, perguntou sobre a causa da morte dos peixes dos pauis, com o presidente da Câmara a esclarecer que ainda não são conhecidos os resultados das análises à água.
João Costa, também do PSD, perguntou sobre a obra da marina, que não consta do plano do Governo, quando a câmara diz que a obra está prevista., tendo o secretário afirmado que a obra prevista para a Barra é um molhe de protecção.
Avelar Santos disse que existe 1 milhão de euros para a obra, reconheceu ser pouco, mas que chega para que se comece.
João Costa explanou ainda sobre o plano do governo, em que consta a menção de menos 0% de investimento na marina da barra, em comparação com 2014 e perguntou se vão fazer-se obras incompletas, estragando a barra, tal como fizeram com a praia. O projecto que a câmara apresentou é uma marina e não um molhe, levando o deputado a perguntar “ como vai a autarquia candidatar a fundos comunitários?”
Avelar Santos deu a explicação de que não é a câmara a avançar, mas sim a Portos dos Açores, o projecto e os estudos estão prontos e é de muita importância e necessidade que a ilha tenha uma marina. O autarca reconheceu que a obra deveria estar mais orçamentada, mas “interessa é que se comece e depois se verá”.
João Costa disse que se está a mentir aos graciosenses, porque não é uma marina que se vai construir, com José Ávila a afirmar que a obra está a andar devagar, fruto das marinas serem consideradas prioridades negativas pelo Governo na República, no novo quadro comunitário.
O deputado socialista garantiu que se está mais perto de ter a marina, que todos tanto desejam.
João Costa acusou ainda os executivos socialistas de incompetência, por isso a Graciosa ainda não dispõe desta estrutura, pois gastaram tempo e dinheiro em tantos projectos.
George Ortins do PS, perguntou qual a sensibilidade da câmara para a revisão do PDM, tendo sido esclarecido que logo que esteja em vigor a 1ª lei geral dos solos, as câmaras do pais serão obrigadas a actualizar os PDM, o que possivelmente acontecerá em 2015.
Marco Nuno Silva, agradeceu a intervenção na Canada do Fidalgo e revelou preocupação com o que se está a passar no Caminho da Igreja, no Guadalupe, com muitos cortes de água e rebentamentos.
Avelar Santos disse que há muita água na zona e a rede é muito velha, mas mesmo que fosse nova poderia haver problemas. A autarquia vai pedir colaboração às obras públicas, para ajudar a minorar o problema.
O autarca de Guadalupe perguntou ainda sobre uma obra na Esperança Velha, que está levar ao fecho de um caminho e abertura de outro mais estreito, o que tem gerado queixas.

Avelar Santos disse que a obra, trata-se um projecto de turismo rural, é legal, está licenciada e que será fiscalizada para se saber que o projecto está a ser cumprido.

Twitter Facebook Favorites More