Traduzir

Rádio Graciosa


20 novembro 2014

Conselho de Ilha dá parecer positivo ao Plano Anual Regional para 2015, mas alerta para verbas insuficientes para concluir as obras e promessas que ainda estão por cumprir

O Conselho de Ilha Graciosa reuniu ontem à noite nos Paços de Concelho.
Na ordem de trabalhos do encontro estava a análise e emissão de parecer do Plano Anual Regional para 2015.
Os conselheiros entenderam que no geral o documento merece um parecer positivo, na medida em que o investimento na Graciosa aumenta 9,9%, correspondendo a um investimento de 28 milhões de euros, o que dá um volume de investimento per capita de 6 mil 414 euros.
No plano para 2015 estão contempladas obras importantes para a Graciosa, como são a Marina da Barra, a estrada Limeira-Porto Afonso, matadouro e construção da nova torre de controlo, requalificação e ampliação da aerogare.
O Conselho de Ilha alerta para situações prometidas desde 2012 e que são fundamentais para a ilha e sua população, como a reabilitação dos troços de estradas regionais Santa Cruz-São Mateus, Santa Cruz-São Mateus e Caminho de Cima na Luz. Destaque também para a reabilitação das canadas da Hortelã, Guardas, Bairo, Picanço, Ventosa e a terceira fase Barreiro-Vales.
Os conselheiros pretendem ainda que o governo instale um posto Riac no Guadalupe, requalifique o Afonso do Porto e instale uma grua no Cais da Negra, em São Mateus.
urgente é ainda para os conselheiros que o governo apoie a Adega, de forma a conseguir o financiamento, que necessita como promotor para desenvolver o projecto que já existe para aquela instituição.
Importante para os conselheiros é ainda a requalificação da escola básica e jardim-de-infância de São Mateus, ou que se faça pelo menos um programa funcional, bem como a requalificação do areal da praia e a sua muralha.
A situação da Academia Musical da ilha Graciosa preocupa também os conselheiros, que solicitam ao governo que não deixe acabar a escola de música de qualidade, que havia na ilha e que resolva o processo o mais rápido possível para que abra ainda neste ano lectivo.


Carlos Brum, presidente do Conselho de Ilha, disse que existe a preocupação com o fato das obras que estão contempladas no plano, não estarem orçamentadas com verba suficiente para a sua execução total, facto para o qual também vão alertar o governo. 


O Conselho de Ilha entrega hoje mesmo o parecer resultante do encontro de ontem, que durou 3 horas, sendo hoje o último dia para a entrega deste documento ao Governo Regional.

Twitter Facebook Favorites More