Traduzir

Rádio Graciosa


27 outubro 2014

51 milhões de litros de combustível serão substituídos por energia limpa e barata, produzida por sol e vento


A estrada do Quitadouro recebeu ao início da tarde de Segunda-feira, o lançamento da primeira pedra da construção de um sistema altamente eficiente de energia limpa e que se prevê esteja operacional no final de 2015.

Younicos, Graciólica e EDA juntam-se neste projecto, para a criação de uma central de baterias automatizada e inteligente, com capacidade para 2.6 Megawatt. Será também construído na Serra Branca um novo Parque Eólico com Aerogeradores do mais moderno a nível mundial de 4.5 Megawatt e um parque foto voltaico de 1 Megawatt, com conversores inteligentes e fundamentalmente um sistema inteligente de gestão energética.



Manuel Avelar Santos, Presidente da Câmara  Municipal de Santa Cruz da Graciosa, congratulou-se por a Graciosa ter sido a ilha escolhida para este projeto, que traz à Graciosa um investimento importante.
O projecto Younicos trará à Graciosa uma revolução na área das energias renováveis, a servir de exemplo para o Mundo.

Ulrik Schoneberg, director executivo da Graciólica, disse que o projecto a implementar na Graciosa, em parceria com a EDA, utilizará o sol e o vento para produzir energia verde, numa ilha que atualmente vive a 100% do Diesel para a promoção de energia.
Todo este processo e o novo tipo de energia, não irão aumentar o seu custo aos graciosenses, pelo contrário irá baixá-los e estabilizá-los.



Philip Hiersemenzel, da empresa Younicos, disse à Rádio que o que torna este projecto único no Mundo, é o fato de se poder desligar o sistema diesel, porque no projecto Younicos, o combustível passará a ser usado apenas como alternativa.

A escolha da ilha Graciosa saiu de uma decisão conjunta entre Younicos e EDA, devido ao grande suporte da EDA e devido às características da ilha.
Avelar Santos, presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa diz que a ilha vai beneficiar muito desta nova geração de energia, porque se tornará ainda mais verde e isso a tornará ainda mais conhecida no Mundo.
Este investimento vai aumentar a quota anual de energia renovável produzida na ilha, passando de um limite de 15 por cento para 65 por cento, levando a que 51 milhões de litros de combustível sejam substituídos por energia limpa e barata, produzida por sol e vento.












Twitter Facebook Favorites More