Traduzir

Rádio Graciosa


30 outubro 2014

Hoje é o Dia Nacional de prevenção do Cancro da Mama

No âmbito do Mês Internacional de Sensibilização para o Cancro de Mama (Outubro) e do Dia Nacional de Prevenção do Cancro de Mama (30 de Outubro), o Centro de Oncologia dos Açores “Prof. Doutor José Conde” (COA) divulgou as mais recentes estatísticas do cancro de mama na Região, os fatores de risco associados a esta doença e principais estratégias de prevenção e deteção precoce.

Nos Açores, são atualmente diagnosticados cerca de 130 novos casos por ano, correspondendo a uma taxa padronizada de incidência (indicador de risco de desenvolver a doença) de 97 casos por 100,000 mulheres (dados do triénio 2009-2011). Este indicador cresceu 1,27% por ano ao longo do período 1997-2011 (Gráfico 1). Este acréscimo poderá estar relacionado quer com uma maior exposição a fatores de risco da doença, decorrentes, por exemplo, das alterações nos hábitos reprodutivos da mulher verificadas nas últimas décadas, quer com uma maior capacidade de diagnóstico da doença, nomeadamente através do rastreio organizado.

A prevenção desta doença está ao alcance de qualquer mulher que, devidamente informada e alertada para o assunto, deseja fazer da saúde uma prioridade na sua vida. Seguir as recomendações da prevenção primária e participar no programa de rastreio sempre que convocada para tal, é, seguramente, um dos melhores passos que a mulher poderá dar nesse sentido.

Twitter Facebook Favorites More