Traduzir

Rádio Graciosa


01 outubro 2014

Aprovado protocolo com Junta de Guadalupe, com bancadas a reconhecer que valor é diminuto

Na ordem de trabalhos, haviam 3 pontos à discussão.
No primeiro sobre a apreciação das actividades e situação financeira da autarquia, apenas George Ortins pediu a palavra para elogiar as obras de administração direta da autarquia, com o excelente trabalho feito na mercearia da Casa Tradicional de Guadalupe.
No segundo ponto estava em apreciação e votação o protocolo a celebrar com a Junta de Guadalupe, para cedência do Campo Sintético, no valor de 3 mil euros.
Da bancada PSD, o líder José Gabriel Martins perguntou o porquê da redução em 50 %, quando as despesas continuam a ser as mesmas, com o presidente da Câmara a dizer que é a verba possível. Trata-se de um valor destinado apenas a colaborar no pagamento das despesas correntes, pois com os cortes orçamentais a autarquia não pode continuar a fazer as mesmas coisas, já tem tido esforço em não diminuir o valor dos protocolos com as juntas.
O autarca reiterou que a autarquia apoia o desporto na ilha, mas que não pode apoiar com mais verba aquela estrutura.
Ainda da bancada PSD surgiu a preocupação de que os 3 mil euros apenas dão para a electricidade, com Avelar Santos a avisar que em 2015 poderá ser ainda pior, pois o bolo está mais pequeno, mas apesar disso tem conseguido dar para as 40 associações da ilha.
Ainda sobre o assunto João Costa retorquiu que a autarquia tem recebido mais verbas do que as previstas através dos impostos e Marco Nuno esclareceu de que apesar de haver menos equipas a jogar na ilha, a equipa da sua freguesia está no Campeonato dos Açores e como tal treina todos os dias, com as despesas daí inerentes, que só no ano passado ultrapassaram os 6 mil euros.
Manuel José Ramos sugeriu outra forma de apoio, dando por exemplo ao utilizador.
Fernando Mesquita disse mesmo que se fosse presidente da junta não aceitava aquele protocolo, por ser muito penalizador.
Posto à votação o protocolo foi aprovado por maioria, com 18 votos a favor e 1 voto contra, com ambas as bancadas a apresentarem declarações de votos, reconhecendo que as verbas são reduzidas.

O último ponto da ordem de trabalhos foi o relatório dos revisores de contas do 1º semestre, que não gerou qualquer interpelação.

Twitter Facebook Favorites More