Traduzir

Rádio Graciosa


26 setembro 2014

Resumo Semanal de 22 a 26 de Setembro de 2014


Número de desempregados estabiliza nos Açores

Segundo o último boletim do IEFP, os Açores tinham em agosto 11584 desempregados inscritos, apenas menos 0,5 por cento que em agosto do ano passado e menos 1,4 por cento que o número de desempregados inscritos em julho deste ano.
Números que contrastam com a média do Continente, onde em agosto deste ano o número de desempregados inscritos baixou 10,6% face ao mesmo mês de 2013. Pelo contrário, verifica-se que enquanto o número de desempregados baixou nos Açores de julho para agosto, no Continente, houve uma subida (2,1%).





Deputados do PSD emitiram requerimento sobre avarias em equipamentos de análises no Centro de Saúde

Os deputados do PSD eleitos por Santa Cruz da Graciosa emitiram um requerimento tendo como assunto avarias em equipamentos no Centro de Saúde.
Em causa estão avarias num equipamento de análises, verificadas em Agosto e Setembro, obrigando a remarcações de análises clínicas que ainda não se conseguiram realizar.
Assim, e num requerimento enviado à Assembleia Legislativa, João Bruto da Costa questiona a tutela sobre "a reparação dos equipamentos de análises clínicas avariados", mas querendo igualmente saber "qual a solução encontrada para responder aos utentes, que aguardam há alguns meses por análises prescritas e não realizadas", adianta.
 "É grande a incompetência do Governo face à saúde dos graciosenses. E é maior ainda a falta de cuidado com que a mesma é tratada pelo executivo", critica João Bruto da Costa.






João Costa sugere abertura de concurso para organização das festas concelhias

O deputado do PSD afirmou em declarações à Rádio Graciosa, que a Associação que promove as festas concelhias possui um funcionário a tempo inteiro.
João Costa diz que espera-se que com esta aquisição, a associação consiga se organizar e desenvolver mais eventos ao longo do ano.
O deputado social democrata sugere ainda que passe a haver concurso para a organização das festas, em particular da Feira Taurina, para que outras associações possam se candidatar.





Marca 'Reserva da Biosfera' é uma forma de colocar "os Açores no mundo”

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente afirmou ontem na Horta, na sessão de boas vindas aos participantes do XII Encontro Internacional da REDBIOS, que a marca 'Reserva da Biosfera', já atribuída a três ilhas do arquipélago, constitui uma “forma diferente de pôr os Açores no mundo”.
Para Luís Neto Viveiros, a atribuição do estatuto de Reserva da Biosfera, “além de publicitar os Açores”, representa também “uma garantia de que aqui são preservados valores ambientais, valores de preservação da natureza e valores culturais que hoje em dia fazem parte dos destinos turísticos mais importantes”.
O Secretário Regional considerou "fundamental" o envolvimento das comunidades das ilhas classificadas como Reserva da Biosfera, nomeadamente a Graciosa, o Corvo e as Flores.






Campanha de Sensibilização de Transporte Seguro de Crianças em Automóvel

O Serviço de Saúde Materno-Infantil da USIG em Colaboração com a Escola Segura – PSP de Santa Cruz da Graciosa, estão a realizar uma campanha junto às escolas do Concelho, sobre o Transporte Seguro de Crianças em Automóvel.
A campanha tem por objectivo sensibilizar os pais e encarregados de educação para a forma correcta de transportar as crianças em veículos automóveis.





Governo esclarece situação das análises

A Secretaria Regional da Saúde esclareceu que “não há análises urgentes em atraso na Unidade de Saúde da ilha Graciosa em consequência da avaria verificada num dos equipamentos.”
Avança ainda que “segundo informação da Unidade de Saúde, os casos do dia-a-dia são resolvidos com recurso aos equipamentos point of care, com a garantia de fiabilidade que esse equipamento oferece” e para os restantes situações, a Unidade de Saúde “tem acordada uma convenção com um laboratório na ilha Terceira, assegurando a resposta às situações que clinicamente se justifiquem.”
A tutela da saúde informou ainda que “na sequência da avaria, a empresa responsável pela manutenção do equipamento foi de imediato notificada, estando a analisar tecnicamente a melhor solução no sentido da reparação ser feita com a celeridade possível.”
A Direção Regional da Saúde está a acompanhar o assunto com a devida atenção, em conjugação com a Unidade de Saúde de Ilha Graciosa e a Saudaçor, garante a Secretaria Regional da Saúde em esclarecimento.





Vindima na Adega vai render cerca de 6 mil garrafas

A Adega e Cooperativa Agrícola da Ilha Graciosa está a terminar a vindima de 2014. As previsões indicavam que iria ser um bom ano de uvas, mas as chuvas de Agosto castigaram muito todas as castas, principalmente a uva branca utilizada no vinho Pedras Brancas.
João Picanço, presidente da Adega e Cooperativa Agrícola da Ilha Graciosa, disse que a uva a utilizar tem sido toda escolhida à mão, para garantir que apenas as boas uvas são usadas.
Um trabalho difícil, mas que garante a qualidade do vinho Pedras Brancas, que na colheita de 2014 dará para cerca de 6 mil garrafas.





Salário mínimo regional sobe para 530,25 euros

Sérgio Ávila salientou que se trata de "um acréscimo de maior dimensão do que no contexto nacional, tendo em conta que, na Região Autónoma dos Açores, implementámos um acréscimo percentual em relação ao salário mínimo nacional".
O governante sublinhou ser por isso que os Açorianos terão como salário mínimo 530,25 euros, "o que representará, sem dúvida, um acréscimo de rendimento", bem como "um contributo para estimular o consumo e a economia açoriana e para melhorar as condições de vida dos Açorianos".




Plano de Pormenor da Zona Industrial vai entrar em discussão pública

O Plano de Pormenor da Zona Industrial de Santa Cruz da Graciosa vai entrar em discussão pública, conforme foi deliberado em reunião camarária de Quinta-feira.
O Plano de Pormenor da Zona Industrial gerou contestação dos vereadores do PSD, com João Cunha a interrogar o porquê de não contemplar a existência de compromissos urbanísticos, quando existem compromissos assumidos na reunião de 21 de Janeiro, tendo o engenheiro da autarquia Carlos Silva esclarecido que a declaração por ele assinada se refere a compromissos urbanísticos, nomeadamente licenças ou autorizações de operações urbanísticas emitidas, bem como das informações prévias favoráveis em vigor.
Posto à votação, foi deliberado com dois a favor do PS e dois votos contra do PSD, proceder à abertura de um período de discussão pública.
João Cunha e António Reis apresentaram uma declaração de voto, justificando o chumbo da proposta, por acharem que em vez de uma declaração do engenheiro da autarquia, deveria existir uma fundamentação técnica das soluções propostas no plano.
Os vereadores social democratas referem ainda que contrariamente às explicações que foram prestadas “existem compromissos urbanísticos para a futura zona industrial de Santa Cruz da Graciosa e que se destinam à construção de uma queijaria para a senhora Sandra Soares e uma carpintaria para o senhor Fernando Rui Picanço Cunha, conforme está estipulado em ata da reunião extraordinária da Câmara Municipal ocorrida no dia 21 de Janeiro de 2014…”.






Twitter Facebook Favorites More