Traduzir

Rádio Graciosa


19 setembro 2014

Resumo Semanal de 15 a 19 de Setembro de 2014

Câmara Municipal vai iniciar obras de recuperação do Centro Cultural

O Executivo Municipal de Santa Cruz da Graciosa reuniu no passado dia 11 de forma ordinária, nos Paços de Concelho.
No período antes da ordem do dia foi aprovado por unanimidade um voto de protesto à Atlanticoline, apresentado por João Cunha do PSD, “pela deficiente e penalizadora forma como na empresa Atlanticoline serve a ilha Graciosa e , ao mesmo tempo, solicita a quem tutela a matéria de transportes marítimos na nossa região autónoma, para que interceda junto daquela empresa de forma a que situações destas não voltem a acontecer”. Em causa está o cancelamento de 8 de Setembro e outras situações verificadas durante o Verão, como foi o caso dos horários durante as festas de Santo Cristo.
Entretanto, na assembleia regional, foi apresentado também um voto de protesto sobre esta matéria, pelo PSD, que foi chumbada pelo PS.
No período antes da ordem do dia, o vereador João Cunha pediu esclarecimentos sobre situações verificadas durante o I Campeonato Europeu de Fotografia Subaquática, mais concretamente problemas de som no Centro Cultural, com Conceição Cordeiro a dizer que a autarquia assume as responsabilidades, mas na sessão de encerramento tudo correu bem.
João Cunha indagou a autarquia sobre a manutenção do edifício, com o presidente da autarquia Avelar Santos a informar que alguns dos problemas vão ser resolvidos, nomeadamente ferragens e caixilharias, bem como abertura de uma porta de emergência na zona dos camarins.
António Reis do PSD alertou para a possibilidade de se colocar ar condicionado naquele edifício.
Na ordem de trabalhos da reunião camarária foi apenas aprovado um apoio ao Motoclub da Ilha Graciosa, no valor de 100 euros, com vista à deslocação de uma equipa à prova de Todo o Terreno da Ilha do Faial.





Termas do Carapacho poderão fechar

As dificuldades que têm rodeado o funcionamento das Termas do Carapacho fazem com que a empresa que as gere, esteja a ponderar o futuro.
Materiais inadequados e erros de projecto têm manchado o funcionamento das Termas do Carapacho, que nos 4 anos de funcionamento nunca conseguiram que todas as valências funcionassem em pleno.
Carlos Brum, da empresa Janelas da Natureza diz que para já não quer falar em encerramento, porque irão decorrer obras de remodelação novamente, nas quais estão a depositar grandes esperanças.
As obras, que poderão começar ainda este mês, serão decisivas para o futuro das Termas, pois Carlos Brum diz que não podem continuar a funcionar por mais tempo, com prejuízos constantes.
Carlos Brum defende ainda uma melhor utilização das águas termais, pois dos 4 furos existentes, apenas 1 está a ser utilizado.
A construção de uma piscina Termal ao ar livre é uma das ideias, que ainda se pode por em prática naquela zona, com vista o desenvolvimento do turismo termal na Graciosa.





Avaria em helicóptero leva a atraso de 10 horas numa evacuação

Uma avaria no helicóptero estacionado na Base Aérea das Lajes condicionou as evacuações médicas nos Açores, noticiou Domingo a RDP Açores.
“Uma doente graciosense esperou mais de 10 horas até ser transferida da Unidade de Saúde da Ilha Graciosa para o Hospital da Ilha Terceira.”
Fonte do gabinete de relações públicas da Força Aérea confirmou à Antena 1 o atraso na operação devido a uma avaria num dos helicópteros estacionados na base dos Açores, enquanto o outro está em trabalhos de manutenção.”
A                                                                                                                   mesma notícia avança ainda que “foi necessário reposicionar um helicóptero que se encontrava na ilha de Porto Santo, na Região Autónoma da Madeira.”
A paciente de 83 anos de idade que estava com insuficiência respiratória e não podia ser transportada por outros aviões da Força Aérea, uma vez que devido à falta de iluminação da pista não podem operar na Graciosa no período nocturno.





Lázaro Silva demite-se da Associação de Pescadores

A partir do dia 20 de Outubro deixa as suas funções de Presidente daquela Associação, cargo que desempenhou com muita dedicação ao longo de um ano e sete meses, defendendo sempre os interesses dos pescadores e associados.
Durante o seu mandato, Lázaro Silva fez de tudo o que estava ao seu alcance para que a associação funcionasse como tal e tentou cumprir todas as promessas propostas na sua candidatura, tendo faltado apenas a abertura da Peixaria.
Durante o seu mandato foram criadas várias iniciativas desde a compra de algas, venda de peixe pelos restaurantes, peixe seco e muitas outras acções tendo em vista a criação de condições para a evolução da actividade que quem está ligado ao mar.
Lázaro Silva que é também profissional da pesca, tomou esta decisão devido ao cansaço.
A reunião de Assembleia-geral, para escolha de novos corpos gerentes, será realizada a 20 de Outubro.





Bordado a branco da Graciosa poderá ter outras utilidades

A terceira edição da Residência Criativa, promovida pelo Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA), já está a decorrer em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira.
Esta iniciativa culmina um programa de visitas efetuadas por técnicos do CRAA e da Universidade do Minho às três unidades produtivas artesanais das ilhas Terceira e Graciosa que confecionam o bordado a branco, o qual se pretende valorizar.
O objetivo é criar uma linha de produtos de vestuário e de casa/lar com o tradicional bordado a branco sobre linho, mas também com produtos artesanais que utilizam outros materiais, designadamente a pedra de basalto, a madeira, o vime, o 'patchwork', a escama de peixe, o miolo de figueira e a palha de trigo.
O Centro Regional de Apoio ao Artesanato vai implementar, ainda neste ano, quiosques Pop Craft nas ilhas de Santa Maria, Terceira, Graciosa, São Jorge, Faial e Flores. O projeto PopCraft foi criado para aumentar a visibilidade das atividades artesanais nos Açores e prestar um maior apoio na comercialização dos seus produtos, numa perspetiva de renovação, dinamização e afirmação da imagem de marca coletiva de certificação ‘Artesanato dos Açores’.




Turismo na ilha Graciosa voltou a valores positivos em Julho

Na Região Autónoma dos Açores, no mês de Julho, os estabelecimentos hoteleiros registaram 160,6 mil dormidas, representando um decréscimo homólogo de 4,8%.
De Janeiro a Julho de 2014, nos estabelecimentos hoteleiros da Região Autónoma dos Açores (hotéis, hotéis-apartamentos, apartamentos turísticos, pousadas e pensões) registaram-se 574,8 mil dormidas, valor inferior em 0,6% ao registado em igual período de 2013.
Em termos de variações homólogas acumuladas, de Janeiro a Julho as ilhas que apresentaram variações homólogas positivas foram as da Graciosa, de Santa Maria, do
Corvo, de São Jorge e das Flores, respetivamente com, 19,9%, 17,2%, 10,5%, 7,7% e 3,6%.
As ilhas que apresentaram variações homólogas negativas foram as do Pico, do Faial, de
São Miguel e da Terceira, respetivamente com, 8,3%, 2,8%, 0,9% e 0,6%.
No passado mês de Julho a taxa de ocupação na Graciosa foi de 23.9% e estada média de 2.08 noites.
De Janeiro a Julho o serviço hoteleiro graciosense rendeu cerca de 201 mil 998 euros.




Deputados do PSD questionam localização de posto de combustível junto a moradias e ao Centro de Saúde

Os deputados do PSD eleitos por Santa Cruz da Graciosa entregaram um requerimento na Assembleia Legislativa Regional sobre o licenciamento de um posto de combustível e depósito de gás junto a residências e Centro de Saúde em Santa Cruz da Graciosa.
João Costa e Valdemiro Vasconcelos referem que “ há já algum tempo, foi noticiado que iria ser licenciado um posto de combustível e depósito de gás junto ao novo Centro de Saúde, num terreno cedido a preço simbólico pelo Governo Regional.
Recentemente foram vistas várias movimentações de terras, inclusivamente por máquinas e veículos da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa no referido terreno, fazendo antever o início de uma construção no local.”
Assim os deputados signatários solicitam ao Governo Regional acima de tudo que consequências para o valor venal e de mercado dos prédios circundantes, nomeadamente para as residências confinantes e quais as consequências ambientais para a zona circundante, com a instalação do posto de abastecimento e depósito de gás, bem como de foi equacionado o facto de a estrutura ficar nas imediações do Centro de Saúde.




Câmara Municipal aprovou protocolo de 3 mil euros com a Junta de Guadalupe

A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, aprovou por unanimidade, na sua reunião de 28 de Agosto, o contrato a celebrar com a Junta de Guadalupe sobre o sintético.
O protocolo da cedência do campo sintético de Guadalupe, tem o valor de 3 mil euros anuais, metade do valor do ano passado. Este facto foi motivo de alerta do vereador João Cunha, que depois da votação realçou que se trata de um valor reduzido, em comparação com gastos noutras instalações desportivas.


 


Peixe capturado tem diminuído este ano

A Pesca descarregada na ilha Graciosa diminui nos primeiros 7 meses deste ano.
Segundo dados do Serviço Regional de Estatística, no passado mês de Julho foram descarregados 14.947 kg de peixe, menos 2.800 kg do que no mesmo mês de 2013.
De Janeiro até ao final de Julho, foram descarregados na Graciosa 85.986 kg de peixe, uma redução de 2.396 kg, em comparação com o mesmo período do ano passado.



Twitter Facebook Favorites More