Traduzir

Rádio Graciosa


16 setembro 2014

Plano Regional para promover o sucesso escolar

O Presidente do Governo dos Açores anunciou na Horta, uma série de medidas de combate ao insucesso e ao abandono escolar precoce, um dos principais desafios do sistema educativo regional, que vai contar com um Plano Regional composto por projetos especificamente destinados a este objectivo.

O Presidente do Governo adiantou que este Plano vai congregar os projetos em curso e outros ainda a delinear e a implementar com e para as escolas dos Açores.
Este ano letivo, vai ser disponibilizado, nos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, a todas as escolas, um crédito horário letivo adicional de mais 90 minutos semanais divididos entre as disciplinas de Português e de Matemática.
Projeto Fénix a 18 unidades orgânicas, passando dos 26 projetos desenvolvidos em 2013/14 para um total de 37 projetos neste ano letivo, através do seu alargamento a vários anos de escolaridade, disse.
Ambos os projectos vão decorrer mais uma vez este ano na Escola Secundária de Santa Cruz da Graciosa.
Outra das novidades anunciadas pelo Presidente do Governo tem a ver com a criação dos mediadores escolares, que vão ajudar alunos com percursos marcados pelo insucesso e risco de abandono escolar a “desmontar crenças negativas ao nível da autoestima e do autoconhecimento, a descobrir áreas vocacionais de interesse, a gerir o tempo e o estudo, a ser persistentes e autónomos, para concluírem a sua escolaridade com o sucesso desejado”.
Oito escolas dos Açores vão implementar este projeto, para depois ser alargado a mais escolas.


Twitter Facebook Favorites More