Traduzir

Rádio Graciosa


22 setembro 2014

Novo Porto do Topo, em S. Jorge

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia apresentou, no Topo, o projeto de melhoria das condições de operacionalidade e segurança do porto desta vila da ilha de S. Jorge, manifestando a convicção de que a nova infraestrutura permitirá promover o desenvolvimento económico e a criação de emprego.

Na intervenção que proferiu na cerimónia, o Secretário Regional salientou que esta obra, orçada em cerca de 2,2 milhões de euros, é uma necessidade antiga, recordando que a sua realização foi uma promessa eleitoral, que agora dá mais um passo para a sua concretização, através da apresentação pública do projeto.
"A pesca é uma atividade que beneficiará diretamente, mas o porto será um pólo de desenvolvimento também para outras atividades, como a náutica de recreio ou as atividades marítimo-turísticas, que estão a ter cada vez mais procura na Região", frisou.
O projeto hoje apresentado prevê a construção de um molhe cais mais rodado para norte, de modo a fechar mais a bacia portuária, ficando a frente de acostagem com 40 metros de comprimento.
O porto ficará dotado com uma área de terrapleno de 1.300 metros quadrados, com uma zona de cais acostável de cerca de 77 metros, mais 50 metros do que atualmente, e será também construída uma nova rampa de varagem, com 7,5 metros de largura.         
GaCS/FR

Twitter Facebook Favorites More