O mais rápido veleiro do mundo –
e simultaneamente o maior trimaran existente –, “Spindrift 2”, devia ter
largado na tarde desta terça-feira da Marina da Horta (Açores) com o skipper
Yann Guichard em navegação solitária rumo a França, no âmbito da sua
qualificação para a próxima edição da ‘Rota do Rum’.Só não partiu porque teve
uma avaria na roda de leme e logo que for reparado, espera-se que zarpe hoje.
Com 40 metros de comprimento e 23
de largura, construído em fibra de carbono, o “Spindrift 2” fez uma stop-over
de cerca de 50 horas na ilha do Faial, para desembarque de cinco dos
tripulantes, reparações num dos lemes dos flutuadores, que se havia quebrado
após colisão na última sexta-feira com um contentor à deriva no Atlântico Norte
e para descanso da equipa.
Este singular veleiro, com 47
metros de altura de mastro e entre 713 e 1050 m2 de área vélica, foi lançado à
água em 2008, em Lorient (França), sob a denominação “Banque Populaire V” e até
2013 alcançou seis recordes de velocidade no mar, dos quais os mais destacados
são a travessia do Atlântico Norte (em 2009), entre Nova Iorque e o Cabo
Lizard, no sudoeste de Inglaterra (2921 milhas náuticas percorridas em 3 dias, 15
horas, 25 minutos e 48 segundos) e a volta ao mundo para equipas, sem escalas e
sem assistência (21.760 milhas, ou seja, 40.300 quilómetros, concluídos em 45
dias, 13 horas, 42 minutos e 53 segundos), feito que lhe permitiu conquistar o
«Troféu Júlio Verne», batendo, em 2012, por cerca de três dias, o recorde
anterior do “Groupama 3”, também trimaran, que datava do ano de 2010.
Com a denominação inicial este
maxi-trimaran também fixou em 908,2 milhas náuticas (1682 km) o recorde de
distância máxima percorrida em 24 horas, o que foi conseguido a uma média de
37,84 milhas náuticas/hora (com picos de 47,17 nós!), enquanto já como
“Spindrift 2” viu homologado, em novembro de 2013, o recorde de travessia entre
Cádiz, Espanha, e Salvador da Baía, Brasil, no tempo de 6 dias, 14 horas, 29
minutos e 21 segundos.
Na sua paragem destes dias no
porto da Horta o “Spindrift 2” mudou o leme do flutuador de estibordo, uma peça
de 3,5 metros de comprimento que foi transportada de Vannes, França, para os
Açores num avião propositadamente deslocado para o arquipélago para acorrer a
esta avaria do maxi-trimaran, ocorrência que também fez viajar às ilhas um
staff de apoio de uma dezena de técnicos e outros colaboradores daquela
‘racing-team’.