Traduzir

Rádio Graciosa


29 agosto 2014

Resumo Semanal de 25 a 29 de Agosto de 2014




I Campeonato Europeu de Fotografia Subaquática trará à Graciosa cerca de 60 pessoas

No I Campeonato Europeu de Fotografia Subaquática, que decorrerá entre 3 e 7 de Setembro estarão equipas em representação de 9 países, naquela que é a primeira prova a nível europeu.
No dia 3 de Setembro, o evento abrirá com um desfile das equipas às 18 horas, com saída da Praça Fontes Pereira de Melo e acompanhamento da Filarmónica Recreio dos Artistas.
Segue-se depois a cerimónia oficial de abertura, no Centro Cultural.
No dia 4 haverá mergulhos de teste e a 5 e 6 de Setembro, 2 saídas diárias, 1 de manhã e 1 à tarde.
Um júri internacional vai avaliar as fotografias, escolhendo as 10 melhoras das 5 categorias a concurso.
No dia 7 de Setembro decorrerá uma votação pública, às 18 horas, no Centro Cultural, seguida da entrega de prémios.
Um evento que a Agraprome pretende que seja um bom meio de divulgação da ilha, com alguns dos concorrentes a optarem por trazer família e amigos e aproveitarem para passar mais dias na ilha.





Açores valorizaram mais de 23% dos resíduos sólidos urbanos produzidos em 2013

O Diretor Regional do Ambiente revelou que a implementação da política de gestão de resíduos do Governo dos Açores permitiu, em 2013, a valorização de mais de 23 por cento dos resíduos sólidos urbanos produzidos no arquipélago, contra pouco mais de 14% no ano anterior.
Hernâni Jorge salientou que foram valorizadas cerca de 25 mil toneladas, o que permitiu atingir uma “taxa de valorização na Região de 23,03%”, acrescentando que “os normativos comunitários e regionais impõem que, até 2020, esta taxa atinja os 50%”, valor estimado próximo das 54 mil toneladas.
Nas ilhas das Flores e Graciosa, que lideram os 'rankings' da gestão de resíduos de embalagem da Sociedade Ponto Verde, a valorização “superou largamente o encaminhamento para eliminação”, afirmou Hernâni Jorge, prevendo-se que noutras ilhas, “ainda à espera da entrada em funcionamento de alguns investimentos já realizados e da concretização de outros”, nomeadamente os eco-parques de S. Miguel e da Terceira, a percentagem de eliminação se inverta positivamente.
Hernâni Jorge recordou ainda os processos de selagem de aterros que, paralelamente, estão a ocorrer em seis das nove ilhas dos Açores e representam um investimento público global de cerca de cinco milhões de euros.
A plataforma informática do SRIR reúne toda a informação relativa à produção e gestão de resíduos nos Açores, bem como das entidades que operam no setor.
O documento é composto por um relatório de síntese (regional) e relatório individualizados por cada uma das ilhas.




Apenas 9 licenciamentos de edifícios na ilha Graciosa até Junho

O licenciamento de edifícios tem sido muito reduzido na ilha Graciosa, nos últimos anos.
Segundo dados do Serviço Regional de Estatística, em Janeiro foram 3 licenciamentos, 1 em Abril e 5 no passado mês de Junho, perfazendo 9 licenciamentos nos primeiros 6 meses deste ano. Em igual período de 2013 tinham sido 8 os licenciamentos, verificando-se apenas mais 1 este ano.
No ano passado foram registados nesta ilha um total de 20 licenciamentos
Um indicador que está muito relacionado com a área da construção civil, que tem passado por um período difícil na região e na nossa ilha em particular.





Inspecção da Saúde a investigar Centro de Saúde

O Jornal Diário Insular noticiou na edição de 28 de Agosto que devido a “alegada negligência médica” está a “Saúde na Graciosa sob investigação”.
O jornal terceirense avança que ”a Inspeção Regional da Saúde está a investigar alegados casos de negligência no Centro de Saúde de Santa Cruz da Graciosa, com base em denúncias de familiares.”




Vasco Cordeiro pediu aos emigrantes para investirem na região

O presidente do Governo dos Açores apelou aos emigrantes açorianos nos Estados Unidos e seus descendentes para investirem no arquipélago, apontando a "boa oportunidade" que representa o acordo de comércio que EUA e Europa estão a negociar.
A comitiva açoriana apresentou "oportunidades de investimento" no arquipélago, tendo Vasco Cordeiro destacado que os Açores se podem assumir como uma "porta de entrada na Europa".
"O atual momento entre os EUA e a União Europeia é propício a este tipo de iniciativa”, disse o presidente do executivo açoriano, citado no mesmo comunicado.
Durante esta visita à Califórnia, Vasco Cordeiro vai ainda presidir, esta sexta-feira, à sessão de abertura da Assembleia-geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores.
A Califórnia é o estado dos EUA com maior presença portuguesa, estimando-se que mais de 70% seja de origem açoriana.



Twitter Facebook Favorites More