Traduzir

Rádio Graciosa


22 agosto 2014

Resumo Semanal de 18 a 22 de Agosto de 2014

Núcleos Empresariais da Graciosa, Flores e Corvo exigem encontro Mundial da Reserva da Biosfera nas Ilhas Galardoadas

Os Núcleos Empresariais das Ilhas Graciosa, da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) e das Flores e do Corvo, da Câmara do Comércio e Indústria da Horta (CCIH), querem que as reuniões do Encontro Mundial da Rede de Reservas da Biosfera, a realizar de 15 a 19 de Setembro, sejam realizadas nas Ilhas que são contempladas pela UNESCO como reservas da Biosfera.
Segundo um comunicado conjunto de ambos os Núcleos Empresariais, foi apenas através da Comunicação social que os Núcleos tiveram conhecimento que se iria realizar um Encontro Mundial da rede de Reservas da Biosfera da UNESCO nos Açores, entre 15 e 19
de Setembro, nas Ilhas Faial, Pico e São Jorge. Ora, as únicas Ilhas que estão classificadas pela UNESCO como Reserva da Biosfera são as Ilhas Graciosa, Flores e Corvo, pelo que os Núcleos Empresariais não compreende o porquê dos encontros não se realizarem naquelas Ilhas.




Nova Creche, Jardim-de-infância e Cao a funcionar até ao final do 1º trimestre de 2015

A Secretária Regional da Solidariedade Social visitou na tarde de Segunda-feira as obras da creche, jardim de infância e centro de actividades ocupacionais para jovens com deficiência (CAO), um investimento de cerca de 2 milhões de euros, que vai dar resposta às carências da Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz da Graciosa, na área de infância.
A governante refere que o investimento estará concluído até o final do primeiro trimestre de 2015, com tudo equipado e nessa altura haverá a transferência das crianças e jovens.
Com a direcção da Santa Casa foi ainda avaliada a localização da cozinha que servirá de apoio a todas estas valências, um assunto que Andreia Cardoso disse que será estudado de hoje em diante, entre as duas entidades.
Andreia Cardoso visitou ainda o Centro Social e Paroquial da Luz, com objectivo de fazer uma avaliação daquilo que o espaço necessita para se readaptar à funcionalidade que a tutela pretende que este tipo de valências tenha.
Sobre um requerimento do PSD que pedia que ali funcionasse um centro de dia para idosos, a secretária disse que não houve procura, para que ali funcionasse esse tipo de valência.




Lixo e Marginal Rochela-Lagoa geram perguntas dos vereadores do PSD

A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa reuniu Quinta-feira nos Paços de Concelho.
No período antes da ordem do dia, o vereador João Cunha pediu esclarecimentos sobre os horários dos trabalhadores da autarquia, pois teve conhecimento que não eram iguais ao dos outros serviços públicos. Avelar Santos, presidente da autarquia respondeu que foram solicitadas algumas alterações pelos sindicatos, no âmbito da assinatura do Acordo Colectivo, devendo ser publicados em breve.
O mesmo vereador social-democrata diz que há queixas de utentes do Parque de Campismo do Carapacho, sobre os contentores de lixo, bem como da zona do Restaurante Dolphin, deixando maus cheiros com o calor. O presidente da autarquia esclareceu que a recolha é feita 3 dias por semana e que a origem do problema está no facto do lixo não devidamente condicionado em sacos plásticos.
João Cunha falou ainda do eco-ponto de Guadalupe, dizendo que na altura dos jogos de futebol, dará um mau aspecto àquela zona, ao que Avelar Santos retorquiu que está nas pessoas utilizar bem as estruturas e não deitar lixo fora dos contentores.
A vereadora Eulália Aguiar perguntou sobre a obra da Marginal Rochela-Lagoa, mais concretamente sobre se foi recebida na data prevista e de quem são agora os responsáveis pelas zonas jardinadas. Avelar Santos esclareceu que foi recebida na data devida e que é a autarquia a responsável pelas zonas verdes, que serão arranjadas em Setembro, em virtude do muito trabalho nesta altura.
Ainda sobre este assunto, João Cunha alertou para a necessidade de se sinalizar convenientemente aquela zona, em especial na parte da Lagoa, com indicação do sentido das localidades, nomeadamente Santa Cruz.




Autarquia exclui alguns cursos dos apoios a estudantes universitários

No período da ordem do dia, o presidente da autarquia apresentou a proposta de que na atribuição de bolsas de estudo sejam consideradas prioritárias as áreas de medicina, medicina veterinária, arquitectura, engenharia civil, engenharia agronómica e direito.
A câmara deliberou que devido ao número de jovens já licenciados fossem retirados os cursos de arquitectura e engenharia civil e que fosse aditado o curso de economia.
Na ordem de trabalhos do encontro do executivo camarário destaca-se ainda a atribuição de subsídios às festas da ilha que ainda vão realizar-se. Serão atribuídos 490 euros à Festa de São Miguel Arcanjo e 1.875 euros às festas de Nossa Senhora da Luz.
Sobre o pedido de compropriedade de um prédio rústico nos Pauis, freguesia de Guadalupe, o pedido foi aprovado com 3 votos a favor do PS e 2 abstenções do PSD. Os vereadores do PSD justificaram a sua decisão com o facto da informação do gabinete técnico, baseada na lei não ser favorável e só não votaram contra porque acham que a compropriedade deve ser autorizada.
A autarquia aprovou apoio para vinda à ilha Graciosa da iniciativa de circuito de cinema ao ar livre e às escolas, por 600 euros e refeições para as duas pessoas. O filme “A Viagem Autonómica” será exibido em Santa Cruz, em São Mateus e nas escolas do 1º ciclo, no próximo mês de Outubro.




Filarmónica Recreio dos Artistas em deslocação a Santa Maria

A comitiva que saiu Quinta-feira da ilha Graciosa, no Hellenic Wind, é composta por cerca de 54 pessoas e inclui os músicos da filarmónica e alguns familiares, que acompanham os jovens nesta viagem.
A Filarmónica Recreio dos Artistas vai participar nas maiores festas de Santa Maria, estando agendado o concerto da banda para as 20h30 de Sábado e o regresso será na Segunda-feira.




Ilha Graciosa com aumento de 24,7% em dormidas, apesar da diminuição em Junho

Na Região Autónoma dos Açores, no mês de junho, os estabelecimentos hoteleiros registaram 123,1 mil dormidas, representando um acréscimo homólogo de 2,4%, revelou o Serviço Regional de Estatística.
Em termos de variações homólogas acumuladas, de Janeiro a Junho as ilhas que apresentaram variações homólogas positivas foram as do Corvo, 25,0%, de Santa Maria, 24,9%, Graciosa, 24,7%,das Flores, 18,3%, de São Jorge 13,5%, da Terceira 3,0% e de São Miguel 0,6%.
 As ilhas que apresentaram variações homólogas negativas foram as do Faial e do Pico, respetivamente com, 6,4% e 2,0%.
Em Junho, os estabelecimentos de hotelaria da ilha registaram 761 hospedes, uma quebra de 26%, em comparação com os 1029 turistas que visitaram a ilha em Junho de 2013.
A Graciosa registou uma taxa de ocupação de 14,1% e uma estada média de 2,3 noites.
De Janeiro a Junho deste ano, o turismo na Graciosa rendeu cerca de 199 mil euros.





Twitter Facebook Favorites More