Traduzir

Rádio Graciosa


22 julho 2014

Tribunal de Contas vai fazer auditoria a todas as juntas de freguesia da Região

O Tribunal de Contas vai realizar uma auditoria a todas as juntas de freguesia dos Açores para apurar o seu nível de endividamento, revela um relatório a que a agência Lusa teve acesso.
A decisão surge na sequência de uma verificação interna de contas realizada às juntas de freguesia do concelho da Praia da Vitória, ilha Terceira, algumas das quais terão omitido que tinham contraído empréstimos bancários.

De acordo com o relatório, a freguesia Lajes contraiu em 2012 um empréstimo junto de uma instituição bancária, por um prazo superior ao permitido pela Lei de Finanças Locais (máximo de um ano).
O mesmo documento acrescenta que o então presidente da junta, Elmano Nunes, eleito pelo Partido Socialista, terá omitido este facto, tendo declarado que a autarquia não possuía nenhum empréstimo bancário.
As freguesias das Fontinhas e de Porto Martins também não cumpriram o regime legal de endividamento a que estão sujeitas, por terem celebrado contratos de locação financeira com prazos superiores aos permitidos por lei.

Uma situação que, segundo o Tribunal de Contas, pode estar a ocorrer também noutros concelhos, razão pela qual os juízes decidiram fazer uma auditoria às contas de todas as juntas de freguesia dos Açores.

Twitter Facebook Favorites More