Traduzir

Rádio Graciosa


25 julho 2014

Resumo Semanal de 21 a 25 de Julho de 2014


 
Balanço do VI Rali Ilha Graciosa

O VI Rali Ilha Graciosa realizou-se Sexta e Sábado, um evento que trouxe até à ilha Graciosa 30 viaturas, das ilhas Terceira, São Miguel, Pico e continente.
Claúdio Bettencourt/António Costa andou sempre à frente, vencendo todas a PE, e foi cimentando a vitória, prova após prova, sempre seguido de perto por Pedro Lança/Paulo Marques e José Paula/Fábio Silva.
O tricampeão da Ilha Graciosa terminou com um tempo de 26:41,9, seguido de Pedro Lança a uma distância de 1´:17'',4/10 e em terceiro lugar José Paula do Pico, a 1´19´´,2/10.
De registar ainda a participação das outras 3 duplas graciosenses, com César Bettencourt/Fernando Cunha a ficarem na 16ª posição da geral, eles que tinham ficado em penúltimo na super especial, mas que prova após prova recuperaram e foram conseguindo sempre melhores tempos.
Percalços com os travões ditaram o destino de Paul Barbosa/Bruno Silva, e Laudalino Furtado/Ricardo Areia, na 21ª e 23ª posição respetivamente, mas que se mostraram contentes por terem conseguido terminar.
A mesma sensação mostraram os estreantes Avelino Coutinho/Marco Silva, 22ª posição, que tiveram a sua primeira experiência em prova e que chegaram sem problemas no seu carro.
No final, os concorrentes estavam satisfeitos com a organização da prova, mas fizeram um reparo às más condições do parque de assistência, que devido ao muito pó, tinha poucas condições para as assistências trabalharem.





Presidente do Governo anuncia fim das negociações sobre transportes aéreos

O Presidente do Governo anunciou a conclusão das negociações com o Governo da República sobre o novo modelo de Obrigações de Serviço Público nas ligações aéreas entre os Açores e o Continente e a Madeira, que prevê que os Açorianos paguem um valor máximo de 134 euros pelas suas deslocações e a liberalização das rotas entre o Continente e Ponta Delgada e a Terceira.
O modelo apresentado por Vasco Cordeiro, em conferência de imprensa, inclui, assim, a liberalização das rotas Lisboa/Ponta Delgada; Lisboa/Terceira; Porto/Ponta Delgada e Porto/Terceira, assim como a proteção diferenciada dos residentes e estudantes Açorianos.
Além disso, ficaram contempladas melhorias das condições das Obrigações de Serviço Público (OSP) nas rotas Lisboa/Santa Maria; Lisboa/Pico, dos encaminhamentos no interior da Região para as gateways com ligação ao exterior, e do transporte de carga por via aérea entre os Açores e o Continente.
Segundo anunciou, as rotas Lisboa/Ponta Delgada; Lisboa/Terceira; Porto/Ponta Delgada e Porto/Terceira passam, assim, a ficar totalmente abertas à entrada de qualquer companhia aérea, incluindo as chamadas “low-cost”.
Relativamente aos estudantes Açorianos, passam a ter um valor máximo a pagar nas suas deslocações ao Continente para prosseguirem os seus estudos de 99 euros, o que é, também, o preço final da passagem de ida e volta, sem restrições.
No caso das ligações entre os Açores e a Madeira, o procedimento de garantia de um preço máximo de passagem e de pagamento é o mesmo, sendo que o valor máximo para os residentes será de 119 euros e para os estudantes de 89 euros.





Tribunal de Contas vai fazer auditoria a todas as juntas de freguesia da Região

O Tribunal de Contas vai realizar uma auditoria a todas as juntas de freguesia dos Açores para apurar o seu nível de endividamento, revela um relatório a que a agência Lusa teve acesso.
A decisão surge na sequência de uma verificação interna de contas realizada às juntas de freguesia do concelho da Praia da Vitória, ilha Terceira, algumas das quais terão omitido que tinham contraído empréstimos bancários.
De acordo com o relatório, a freguesia Lajes contraiu em 2012 um empréstimo junto de uma instituição bancária, por um prazo superior ao permitido pela Lei de Finanças Locais (máximo de um ano).
O mesmo documento acrescenta que o então presidente da junta, Elmano Nunes, eleito pelo Partido Socialista, terá omitido este facto, tendo declarado que a autarquia não possuía nenhum empréstimo bancário.
As freguesias das Fontinhas e de Porto Martins também não cumpriram o regime legal de endividamento a que estão sujeitas, por terem celebrado contratos de locação financeira com prazos superiores aos permitidos por lei.
Uma situação que, segundo o Tribunal de Contas, pode estar a ocorrer também noutros concelhos, razão pela qual os juízes decidiram fazer uma auditoria às contas de todas as juntas de freguesia dos Açores.





Marítimo e Guadalupe confirmados para o Campeonato de Futebol dos Açores 2014/2015

Na segunda edição deste campeonato estão confirmados da nossa ilha o Sport Club Marítimo e o Sporting Club Guadalupe. Os outros clubes confirmados são o Boaavista Club da Ribeirinha, Clube Desportivo Rabo de Peixe, Futebol Clube Flamengos, Futebol Clube Vale Formoso, Prainha Futebol Clube, Sport Club Barreiro, Sport Club Lusitânia e Sporting Clube Ideal.
O preço máximo dos bilhetes para os jogos do Campeonato de Futebol dos Açores é de €4,00.





Santa Cruz da Graciosa vai receber comemorações do Dia da Defesa Nacional

A secretária de Estado, Berta Cabral presidiu à cerimónia de assinatura de protocolos com diversos municípios dos Açores que visam assinalar do Dia da Defesa Nacional.
Berta Cabral assinou, esta terça-feira, cinco protocolos de cooperação no âmbito do Dia da Defesa Nacional com os municípios açorianos de Santa Cruz da Graciosa, Horta, Velas, São Roque, Lajes das Flores e o mesmo protocolo será assinado com a Câmara Municipal de Vila do Porto
Os protocolos prevêem uma série de medidas de cooperação entre os municípios, onde existe porto com capacidade de operação da corveta da Marinha, em missão nos Açores.
A bordo da corveta decorrerão atividades do Dia da Defesa Nacional, destinadas aos jovens de cada uma destas seis ilhas.





Utentes queixam-se da falta de deslocação de especialistas às ilhas sem hospital

O Vice-presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP Açores, Félix Rodrigues, solicitou, esta quarta-feira, ao Governo Regional a “listagem da deslocação de médicos especialistas às ilhas sem hospital”, como forma de se poder confirmar “o número crescente de queixas relativamente ao atendimento das consultas de especialidade médica” naquelas ilhas.
Num requerimento entregue no Parlamento Açoriano, Félix Rodrigues pede a listagem “discriminada por ilha, por mês e por especialidade médica, com referência ao número de consultas dadas por dia de deslocação, desde 1 de Janeiro de 2012”.
Recorde-se que a deslocação frequente de médicos especialistas às ilhas sem hospital sofreu uma diminuição significativa desde finais do ano passado, na sequência das alterações que o Secretário Regional da Saúde fez publicar na Portaria que as regulamentava, no âmbito no Plano de Reestruturação do Serviço Regional de Saúde.  





Abertas inscrições para qualificação de radiotelefonista classe “A”

Atendendo à dificuldade e aos elevados custos associados de os Graciosenses se deslocarem a outras Ilhas para obterem a qualificação de radiotelefonista classe “A”, a Autoridade Marítima Nacional, através da Delegação Marítima de Santa Cruz da Graciosa, irá organizar a realização de exames.
Esta delegação fará deslocar à Ilha Graciosa um examinador credenciado para proceder a esta formação.
Os interessados podem inscrever-se na Delegação Marítima de Santa Cruz da Graciosa, no Clube Naval da Ilha Graciosa e na Associação de Pescadores Graciosenses.
Esta iniciativa que partiu da nossa delegação marítima de Santa Cruz da Graciosa, é de louvar, e espera-se que os interessados se inscrevam o mais breve possível.




Calheta e boqueirão sem espreguiçadeiras e guarda sóis

Este ano, as zonas de banho da calheta e do boqueirão, não tiveram até aqui, direito a umas espreguiçadeiras nem a chapéus para proteção de sol, ou mesmo uns furos no chão para se colocar chapéus de sol particulares, ao contrário de outras zonas balneares do nosso concelho, que já têm disponíveis estas situações.
Chegou-nos ao conhecimento uma situação de um casal de turistas que tinham dois filhos pequenos, mas que tiveram que abandonar o banho, porque não tinham proteção contra o sol.
Se queremos e falamos tanto em turismo, temos que fazer mais, caso contrário estamos a afastá-los e a deixá-los procurem outras paragens.





Poças de água continuam a prejudicar os munícipes 

Nas ruas de Santa Cruz, as irregularidades que se verificam no paralelepípedo junto à praça, levam a que se formem poças de água sempre que chove.
Os transeuntes são depois banhados à passagem das viaturas, uma situação para a qual já tínhamos alertado durante o último inverno.
No que toca à pintura das casas também causa prejuízos aos seus utentes.

Mais um alerta que fica no ar para os responsáveis nestas matérias, e que gerem o dinheiro dos contribuintes.


Twitter Facebook Favorites More