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Rádio Graciosa


21 julho 2014

José Ávila apresentou relatório sobre setor cooperativo nas Jornadas Parlamentares do PS

O deputado socialista José Ávila apresentou quinta-feira os resultados do relatório “Momento Atual e Perspetivas Futuras das Cooperativas de Laticínios dos Açores”, elaborado por um grupo de trabalho da Comissão Permanente de Economia da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

O coordenador do estudo destacou que o “Setor Cooperativo Agrícola nos Açores assume uma função económica e social da maior relevância”, desempenhando-a num “espírito de desenvolvimento económico e sustentável que se pretende contribuir para um maior e melhor crescimento da Região, aos seus mais diversos níveis”.
O deputado graciosense lembrou que o sector do leite dos Açores “já representa cerca de 33% da produção nacional, fruto de um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos últimos 15 anos, altura em que o setor leiteiro deu um grande salto”.
Conforme explicou o deputado socialista, o “produto do Açores é uma mais-valia para o desenvolvimento da Região e é essencial que seja incentivada a sua produção e comercialização nos mercados estrangeiros, numa perspetiva de valorização contínua através de publicitação e marketing”, bem como de “uma estratégia concertada entre os diversos intervenientes, produção-transformação e comercialização”.
O grupo concluiu que a “colocação da Marca ‘Açores’ nas embalagens de marcas brancas desvaloriza aquilo que é produzido nos Açores”.
José Ávila frisou que “produtos como o Queijo São Jorge, devidamente certificado, devem ser continuamente valorizados”, pois tratam-se de “mais-valias para o desenvolvimento económico da Região, produtos âncora dos lacticínios dos Açores”.
José Ávila acredita que “em termos de exportação, a América do Norte demonstra um potencial muito interessante de absorção dos produtos açorianos”.
 “É importante mantermos a extensão rural dos Açores, de forma assegurar a sustentabilidade do setor cooperativo. Mas importa também identificar e divulgar estratégias de sucesso para as cooperativas de lacticínios, nomeadamente através do incentivo à entrada em novos mercados, fora dos mercados tradicionais”, concluiu José Ávila.


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