O deputado socialista José Ávila apresentou quinta-feira os
resultados do relatório “Momento Atual e Perspetivas Futuras das Cooperativas de
Laticínios dos Açores”, elaborado por um grupo de trabalho da Comissão
Permanente de Economia da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.
O coordenador do estudo destacou que o “Setor Cooperativo
Agrícola nos Açores assume uma função económica e social da maior relevância”,
desempenhando-a num “espírito de desenvolvimento económico e sustentável que se
pretende contribuir para um maior e melhor crescimento da Região, aos seus mais
diversos níveis”.
O deputado graciosense lembrou que o sector do leite dos
Açores “já representa cerca de 33% da produção nacional, fruto de um trabalho
que tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos últimos 15 anos, altura em que o
setor leiteiro deu um grande salto”.
Conforme explicou o deputado socialista, o “produto do
Açores é uma mais-valia para o desenvolvimento da Região e é essencial que seja
incentivada a sua produção e comercialização nos mercados estrangeiros, numa
perspetiva de valorização contínua através de publicitação e marketing”, bem
como de “uma estratégia concertada entre os diversos intervenientes,
produção-transformação e comercialização”.
O grupo concluiu que a “colocação da Marca ‘Açores’ nas
embalagens de marcas brancas desvaloriza aquilo que é produzido nos Açores”.
José Ávila frisou que “produtos como o Queijo São Jorge,
devidamente certificado, devem ser continuamente valorizados”, pois tratam-se
de “mais-valias para o desenvolvimento económico da Região, produtos âncora dos
lacticínios dos Açores”.
José Ávila acredita que “em termos de exportação, a América
do Norte demonstra um potencial muito interessante de absorção dos produtos
açorianos”.
“É importante
mantermos a extensão rural dos Açores, de forma assegurar a sustentabilidade do
setor cooperativo. Mas importa também identificar e divulgar estratégias de
sucesso para as cooperativas de lacticínios, nomeadamente através do incentivo
à entrada em novos mercados, fora dos mercados tradicionais”, concluiu José
Ávila.