Traduzir

Rádio Graciosa


24 julho 2014

Empresários dos Açores dão aval ao novo modelo de transporte aéreo

A Câmara do Comércio e Indústria dos Açores (CCIA) congratulou-se com o novo modelo de transporte aéreo entre o continente e os Açores por salvaguardar a competitividade e a acessibilidade dos residentes.

Na sexta-feira, o presidente do Governo dos Açores revelou que foi concluído o processo negocial entre os executivos, regional e nacional referente à revisão das obrigações de serviço público no transporte aéreo entre a região e o continente.
O novo modelo prevê, entre outros aspetos, tarifas aéreas para residentes no valor máximo de 134 euros e a liberalização das ligações entre o continente e as ilhas Terceira e São Miguel.
“Na realidade, este modelo vem salvaguardar a liberalização dos mercados, que têm maiores condições de funcionarem em mercado livre, bem como separa o transporte de passageiros do transporte da carga, melhorando a circulação de mercadorias, para além de contemplar os reencaminhamentos para as 'gateways'”, consideram as câmaras de comércio de Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta.
O organismo representativo do tecido empresarial dos Açores considera que, no que concerne à mobilidade dos residentes, este novo modelo “revela-se também positivo, uma vez que garante passagens a preços controlados e a custos finais mais reduzidos do que os atuais”.

Ponta Delgada, Santa Maria, Terceira, Faial e Pico são as chamadas 'gateways' dos Açores, ou seja, os cinco aeroportos com voos de e para fora do arquipélago.

Twitter Facebook Favorites More