Traduzir

Rádio Graciosa


14 abril 2014

Deputados do PSD alertam que governo está a agravar os problemas das ilhas sem hospital ao impor as análises point of care



O PSD/Açores condenou a recente decisão do governo regional de encerrar os laboratórios de análises clínicas nas Unidades de Saúde de ilha a partir das 16h00, substituindo aqueles serviços por sistemas point of care”, por se tratar de mais uma opção, na área da Saúde, “que vai provocar grandes constrangimentos aos açorianos das ilhas onde não há hospital”, disse o deputado eleito por São Jorge, António Pedroso.

O social-democrata deu voz aos restantes parlamentares, das ilhas Graciosa, Santa Maria, Pico, e Flores, presentes numa conferência de imprensa onde aquela decisão, “que ainda não foi devidamente explicada pelo governo regional, nos preocupa profundamente, pois aparenta estar a ser implementada contra a opinião dos corpos clínicos das unidades de saúde”, frisou.

“O sistema point of care contempla a realização de um número reduzido de análises, dificultando a capacidade de diagnóstico dos médicos perante os doentes na urgência, colocando em risco a sua segurança e podendo aumentar as evacuações para os hospitais regionais”, explicou António Pedroso.

Segundo o deputado, a decisão “também sobrecarrega os enfermeiros, que ficam obrigados a desempenhar mais uma tarefa”, avançou, frisando que “estas críticas não se tratam de uma opinião política do PSD/Açores sobre a decisão do governo regional, mas da posição assumida pelos corpos clínicos das Unidades de Saúde”.

António Pedroso lembrou que a instalação de laboratórios de análises nas unidades de saúde regionais foi sempre anunciada pelo PS “como uma medida a pensar nas pessoas”, mas que agora “o governo socialista chegou ao ponto de, entre assegurar a saúde dos açorianos ou cortar nos serviços, optar sempre por cortar nos serviços que são prestados aos açorianos”.

Para o PSD/Açores esta é uma posição “inadmissível”, tanto mais que “foi escondida dos açorianos e que não resulta em qualquer poupança para o Serviço Regional de Saúde. O PS nunca afirmou a intenção de encerrar os laboratórios, nunca anunciou a reducão das deslocações de especialistas, e nunca anunciou medidas de austeridade no setor da Saúde, medidas que vão baixar a qualidade dos seus serviços”, frisou.

Twitter Facebook Favorites More