Traduzir

Rádio Graciosa


14 abril 2014

Conselho de Ilha pede que governo tenha mais consideração pelas suas preocupações

 


O Conselho de Ilha reuniu na tarde de Sexta-feira, para preparar os assuntos que serão debatidos no encontro com o Governo Regional, durante a visita estatutária desta semana.

Na área da saúde, os conselheiros pedem o adiamento da implementação das análises point of care; a resolção do problema da deslocação de especialistas; a contratação de 1 médico, 2 enfermeiros, 1 técnico cardiopneumologista, 1 terapeuta da fala, a regularização da situação dos técnicos de farmácia, nutrição e serviço social, bem como ponto de situação da contratação de fisioterapeutas.

À Secretaria Regional de Turismo e Transportes será pedido o lançamento do concurso para construção da Marina; a nova localização para o parque de exportação de gado em S. Mateus; contratar piloto de barra e reparação das estradas Porto Afonso-Limeira, Fenais-Carapacho, Santa Cruz-Guadalupe e Santa Cruz-São Mateus.

Ao secretário Vítor Fraga serão ainda pedidas decisões imediatas relativas aos horários da SATA, para que se estabilize os horários e ajustar o horário da Atlanticoline, tendo em conta as maiores festas de Verão. Não menos importante para o Conselho de Ilha é a desorganização que se verifica nos serviços de ilha desta secretaria, pedindo a nomeação de um responsável, capaz para aquela função.

Na área da solidariedade social, os conselheiros sugerem novo contrato ARAAL com a Câmara Municipal, para recuperação de habitações de famílias, que não se enquadrem nos apoios previstos na lei e ainda alargar programas de integração de desempregados e maior responsabilidade por parte das entidades, tal como se passa com o Estagiar.

Na área dos recursos naturais, o Conselho de Ilha considera urgente aprovar o projecto do Parque Industrial da Câmara Municipal, consolidação da protecção dos Fenais, Corpo Santo e Degredo. Nos caminhos agrícolas destaca-se a pavimentação das canadas do Bairo e Guardas, correcção da curva dos picheleiros, canada Jorge Nunes e execução da 3ª fase de Barreiro-Vales.

Na agricultura é importante para a ilha Graciosa lançar a obra do Matadouro e criar uma protecção ao preço do leite, que já é mais baixo nesta ilha.

Os conselheiros vão questionar sobre o Projecto Younicos que ainda não avançou, reabilitação da muralha de S. Mateus, execução do projeto da proteção e ampliação do areal, bem como o seu reabastecimento até ao final do mês de Maio e pedir mais uma vez a recuperação de Afonso do Porto.

Na educação, ciência e cultura os conselheiros sugerem que se elabore um projecto funcional para a Escola Básica e Jardim de Infância de São Mateus, que seja clarificada a situação da Escola de Música da Academia, bem como do ensino artístico na ilha e que se repense a situação do 1º ciclo, de modo a reorganizá-lo de forma a melhorar o sistema de ensino.

 

No encontro extraordinário, que durou 3 horas, os conselheiros avaliaram as faltas em todos os sectores, de modo a apresentar ao governo as reivindicações para a ilha.

Carlos Brum, presidente do Conselho de Ilha, manifestou a falta de consideração que os conselheiros sentem por parte do Governo Regional, pois há uma série de assuntos para os quais alertam há muito tempo, como é o caso dos transportes marítimos e aéreos.

A área da saúde também provoca alguma preocupação nos conselheiros.

O Conselho de Ilha mostra ainda grande preocupação com o facto de investimentos, até de décadas, estarem esquecidos, como é o caso da protecção da orla costeira e estradas.

Os conselheiros mostraram preocupação com esta situação, pois Santa Cruz está quase ao nível do mar e está a ser protegida por uma protecção que data do século XVIII, sendo por isso necessário medidas de protecção, de modo a prevenir problemas sérios para os graciosenses.

Carlos Brum espera que se ouça mais o Conselho de Ilha, pois se as suas reivindicações já tivessem sido ouvidas, não se tinha chegado ao ponto em que estamos.

 

 

 

Twitter Facebook Favorites More