Traduzir

Rádio Graciosa


23 abril 2014

CDS-PP dos Açores quer fundos comunitários a pagar deslocação de doentes



O líder do CDS-PP dos Açores revelou que vai propor que sejam os fundos comunitários do novo quadro de programação 2014-2020 a suportar os encargos com a deslocação de doentes.

“Entendemos que devemos colocar estes fundos comunitários ao serviço das pessoas e daquilo que as possa ajudar mais. Isso é possível assegurando que as deslocações dos doentes das ilhas sem hospital para as com hospital e dos Açores para continente sejam pagos com fundos comunitários”, declarou Artur Lima, em conferência de imprensa, em Ponta Delgada.

Artur Lima considerou que esta é uma medida de “grande alcance social e de grande impacto económico no sistema regional de saúde”, uma vez que a União Europeia passa a assegurar os custos das tarifas aéreas, poupando as unidades de saúde verbas para investirem no pagamento aos fornecedores.

O líder do CDS-PP dos Açores revelou que vai avançar ainda com outra medida na área da saúde que preconiza que os apoios nas viagens com os doentes deslocados sejam equiparados aos funcionários públicos, membros do Governo e deputados regionais.

Artur Lima lamenta, por outro lado, que o Governo dos Açores não tenha colocado em prática a proposta do CDS-PP dos Açores de equiparar até 70 euros (valor que recebe um atleta deslocado dos Açores) o valor da diária para um doente que de tem de deslocar.

“Numa altura em que há uma austeridade enorme na saúde nos Açores, julgamos ser de extrema importância ajudar quem mais precisa: os doentes”, declarou.

O líder dos centristas referiu ainda que vai avançar no parlamento dos Açores com um novo regulamento para deslocação de doentes, visando assim que esta matéria não seja apenas alvo de uma portaria governamental.

Artur Lima refere que, no anterior quadro comunitário de apoio, a deslocação de doentes “estava no mesmo programa do que o tratamento do lixo, sendo a rubrica a mesma, podendo o dinheiro ser colocado onde o Governo Regional quiser”.

Fonte: AOnline

Twitter Facebook Favorites More