Traduzir

Rádio Graciosa


23 abril 2014

Artigo de Opinião de João Costa intitulado “Não há desculpa que lhes valha”




Não há desculpa que lhes valha



O Governo Regional escolheu a Ilha Graciosa para a sua primeira visita estatutária de 2014.

Por sinal, a viagem decorreu no início da Semana Santa, o que, convenhamos, é um sinal de verdadeira penitência perante a ilha e os seus habitantes.

Mas o Governo não é de arrependimentos e o longo jejum dos Graciosenses já não se compadece com visitas em que, no final, tudo é mais uma vez adiado para oportunidade futura.
Se a visita seria de penitência, o que não se confirmou, já os pecados governamentais deste Governo do PS são mais do que muitos em relação aos Graciosenses e, o pecado original, é já uma novela de mau gosto, com um actor principal de nome Vasco Cordeiro.
Na Graciosa falar da Marina da Barra é já assunto com muitos fascículos que animam o imaginário colectivo.
O nome do Presidente do Governo está associado a uma grande parte da história e, para aguçar o apetite para os próximos capítulos, veio agora com a tese de que aquela obra só estava atrasada por culpa, imagine-se, de "instituições da República!".



Com desmesurada desfaçatez o Presidente do Governo provocou a gargalhada geral que ecoou pelas 4 freguesias da ilha, ou não fosse a Marina da Barra o pecado original deste Presidente e deste Governo de 18 anos PS.

E logo Vasco Cordeiro a dizer que a Marina só não estava a andar por culpa de outros. Logo ele que enquanto Secretário da Economia mandou colocar um cartaz de 8 por 3 metros na Baía da Barra, onde se lia: "Construção da Marina da Barra e requalificação da envolvente"!

Claro que se estava nas vésperas das eleições de 2012, mas já antes disso o pecado do PS sobre este assunto estava bem presente pois estava no fim uma legislatura (2008/2012) em que aquela obra era promessa eleitoral e Vasco Cordeiro já havia garantido que era uma obra para acabar naquela legislatura.

Afinal, Vasco Cordeiro não é mais um inocente que acreditou nas conversas do PS, não, ele foi neste processo o verdadeiro obreiro de uma mentira de anos que andou a ser atirada, de responsabilidade da Câmara eleita em 2009 com novo projecto de marina, avalizado por quem... Por Vasco Cordeiro.
Depois, já nem Vasco Cordeiro nem o PS Graciosa sabiam quem fazia a obra. Uns faziam projectos, outros pagavam projectos, uns colocavam cartazes outros faziam estudos. Já ninguém sabia ao certo quem afinal era "o pai da criança"!
Já com uma novela de muitos momentos de infelicidade para a ilha Graciosa, que já sente desdém pelo que lhe andam a fazer, ficaram todos a saber que Passos Coelho, afinal, também andou a atrasar a obra que os Graciosenses ouvem os socialistas falar, há já quase seis anos.
Vasco Cordeiro já fez várias marinas na ilha Graciosa, umas ficaram pelo papel outras pelo cartaz. Em plena Semana Santa, Vasco Cordeiro fez mais uma marina na ilha, a marina de Passos Coelho.

Muitos mais pecados tem este Governo na falta de rumo que leva a Graciosa, muitos mais com maior importância como o matadouro ou a mobilidade e transportes. Mas o da Marina da Barra não há desculpa que lhes valha!

Twitter Facebook Favorites More