Traduzir

Rádio Graciosa


24 abril 2014

Agricultura contínua como há 40 anos diz Raul Costa


O Graciosense, Raul Machado Costa, enviou à nossa redação, uma carta aberta aos agricultores Açorianos.


Neste documento de reflexão, o agricultor e técnico açoriano, conhecido pelo seu empreendedorismo, em que se destacam os produtos “Terra do Conde”, observou, durante grande parte da sua vida (40 anos) o constante pedido de socorro do sector agrícola, com constantes injeções de capital, com o eclipse total dos técnicos regionais e com ausência de uma definição estratégica que o levasse a uma efetiva criação de riqueza, tornando-se descabido e humilhante numa Região, com o potencial que tem no campo das Ciências Agrárias continuar, apenas, a seguir as diretrizes traçadas há 40 anos pelo Governo Provisório da República.

Ao longo da sua narrativa, Raul Costa descreve e compara a nossa agricultura com a dos outros países mais desenvolvidos e apresenta dados concretos e soluções para o rumo que deve seguir a nossa agricultura.

Por exemplo diz que a região vai produzir o mesmo, com mais qualidade, com metade dos animais, se o gado deixar de praticar só o pastoreio, devendo recorrer-se à estabulação durante algum tempo.

Aproveitar o biogás seria também uma medida a ter em conta, pois diminuiria os custos com a eletricidade nas explorações.

No entender deste técnico, a produção de gases com efeitos de estufa vai comandar no futuro a vida da comercialização dos nossos produtos, ou seja, a denominada “pegada de carbono”, que contribui para o melhoramento da tão falada “pegada ambiental”.

Por isso mesmo, Raul Costa diz que deve ser avaliada urgentemente a pegada de carbono dos bens transacionáveis produzidos nos açores, como sejam o leite e os lacticínios.

A vinha e a fruta são produtos com grande rentabilidade, como demonstra neste seu trabalho, e são outras soluções a ter em conta na agricultura açoriana.

Contatado pela Rádio Graciosa, Raul Costa não se mostrou disponível nesta fase para nos falar mais sobre este seu contributo para melhorar e modernizar a nossa agricultura.

Este documento pode ser consultado na íntegra aqui no nosso sítio.

Twitter Facebook Favorites More